Toledo participa do primeiro consórcio de assistência social do Brasil

Publicado: Qua, 23/10/2024 15:28 | Modificado: Qui, 24/10/2024 18:29
  • 34 municípios dos 58 participantes da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) farão parte do consórcio inédito no país
    34 municípios dos 58 participantes da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) farão parte do consórcio inédito no país

 

 

Durante a manhã desta terça-feira (22), o prefeito Beto Lunitti recebeu a visita institucional do diretor executivo da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Vinicius Almeida. A visita foi motivada em função da criação do Consórcio de Assistência Social do Oeste do Paraná (Ciasop), elaborado por 34 municípios, dos 58 que fazem parte da Amop. 

Esta iniciativa dos prefeitos e primeiras damas do Oeste do Paraná é histórica, pois é o primeiro consórcio de assistência social do Brasil. Tem como principal objetivo, neste momento, a construção de uma casa de acolhimento para mulheres que são vítimas de violência doméstica, a fim de acolher tanto essas mulheres quanto seus filhos. 

A secretária de Assistência Social de Toledo, Solange Fidelis, ressalta que o Ciasop não se limita a ser um abrigo para mulheres, não é isso que o torna inédito no país. “O Diferencial é que este Consórcio é para todas as modalidades de serviços de alta complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que neste momento tem como piloto o abrigo para mulheres”, 

“A casa ainda não está em funcionamento, ainda temos que contratar uma equipe multidisciplinar para que ela dê um respaldo para as pessoas que são acolhidas, portanto, para isso é necessário uma equipe como psicólogos e outros profissionais”, conta Vinicius Almeida.

Toledo será a sede deste projeto, o município já doou a área para a construção desta casa-abrigo e poderá acomodar até 40 pessoas. “No primeiro momento vamos alugar um local para servir como a casa de acolhimento, enquanto ainda não está completamente construída”, comenta o diretor executivo da Amop. 

O projeto é uma parceria da Amop com a Associação das Primeiras-Damas do Oeste do Paraná (Adamop) e tem previsão para iniciar o serviço entre março e abril de 2025. A localização do espaço não será divulgada, para que não haja exposição das situações.