Toledo sedia evento sobre Desenvolvimento Regional Sustentável

Publicado: Qui, 12/01/2023 17:05 | Modificado: Sex, 13/01/2023 17:36
  • Toledo sedia evento sobre Desenvolvimento Regional Sustentável
    Toledo sedia evento sobre Desenvolvimento Regional Sustentável

 

O município de Toledo sediará, na próxima segunda-feira (16), o Seminário Agenda para o Desenvolvimento Regional Sustentável. O evento acontecerá no Centro de Eventos Ismael Sperafico, com abertura às 8h e presença de diversas autoridades, entre elas o vice-governador do Paraná Darci Piana e o prefeito de Toledo Beto Lunitti. A intenção é apresentar o Programa Oeste Sustentável, um projeto de gestão, tratamento e transformação dos dejetos e resíduos das atividades agropecuárias e das agroindústrias localizadas no Oeste do Estado do Paraná.

A expectativa para o evento é de aproximadamente 300 pessoas. Da Alemanha serão 20 representantes de órgãos de governo, agências bilaterais e de cooperação, além de empresários ligados às soluções ambientais e energias renováveis. Do Governo do Paraná, além de Piana, estarão presentes os secretários de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, e o do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Valdemar Bernardo Jorge, além de dirigentes de organismos técnicos de Estado ligados à questão ambiental e fomento econômico.

Entre as autoridades regionais e locais estarão integrantes Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais do Oeste do Paraná (Caciopar), Associação dos Municipios do Oeste do Parana (Amop) e da Associação das Câmaras e Vereadores do Oeste do Paraná (Acamop), Associação Regional dos Produtores de Suínos do Oeste do Paraná (Assuinoeste), Associação dos Avicultores do Oeste do Paraná (AAviopar), além de representantes do secretariado e legislativo municipal e técnicos dos municípios e de empresas e cooperativas ligados à produção agropecuária. 

Durante o seminário, os presentes terão a oportunidade de conhecer o cronograma e fases de implantação do Programa Oeste Sustentável e a proposta de cooperação alemã na sua estruturação e financiamento. Também poderão acompanhar uma visita ao Aterro Sanitário de Toledo, a definição das atribuições dos diferentes atores na sua estruturação, a assinatura de memorandos e protocolos de intenções. A programação ainda prevê um grupo de trabalho com universidades, instituições de pesquisa e apoiadores, na perspectiva de construir uma estação de pesquisa e qualificação.

A realização do seminário é das cooperativas de energias renováveis e saneamento rural AMBICOOP e COOPERSAN, com o apoio da Prefeitura de Toledo e demais órgãos ligados ao desenvolvimento regional.