A Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito de Toledo recebeu, na manhã desta quinta-feira (16), um encontro entre representantes da administração municipal e executivos da Comerc Eficiência Energética, empresa que controla o consórcio Ilumina Toledo. Esta parceria público-privada (PPP) é responsável pela modernização e manutenção dos serviços de iluminação pública nas vias urbanas da sede e dos distritos de Toledo.
A comitiva da Comerc Eficiência foi liderada pelo CEO da empresa, Marcel Haratz, e pelo vice-presidente, Marcelo Ávila. O principal objetivo do encontro foi apresentar as realizações já executadas pela Ilumina Toledo.
Entre os destaques está a instalação de luminárias em LED em quase 100% dos postes, o que, até o momento, gerou uma economia de R$ 5 milhões aos cofres públicos. A maioria delas conta com telegestão, permitindo o envio automático de notificações, via internet, a uma central que toma as providências cabíveis quando ocorrem avarias . Além disso, foram realizadas intervenções com iluminação especial em locais de grande circulação e atrativos turísticos, como o Parque Ecológico Diva Paim Barth, a Paróquia Menino Deus e a Catedral Cristo Rei.
O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, destacou a alta exigência da população em relação aos serviços públicos. "Em se tratando de serviços públicos, a régua aqui é muito alta, pois nossos cidadãos são extremamente exigentes. Na iluminação pública, não se espera menos que a excelência, pois nossa gestão encara esta questão como um importante fator de desenvolvimento, influenciando a qualidade de vida das pessoas e representando um diferencial na atração de investimentos privados. Estamos trabalhando para que esta experiência em nosso município se torne um case replicável por outras prefeituras Brasil afora", observa.
O secretário da Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos, Maicon Bruno Stuani, destacou o desempenho e o bom relacionamento que a Ilumina Toledo tem para com sua pasta. “O consórcio responde rapidamente às nossas demandas, resolvendo os problemas no menor tempo possível. No início da parceria, tínhamos 2.500 protocolos relacionados à iluminação pública abertos. Atualmente, este número está próximo de zero, uma queda que justifica a implantação desta PPP”, ressalta.
O CEO da Comerc comentou sobre a importância da PPP e suas impressões sobre Toledo. “Estamos participando desta parceria não somente pelo dinheiro que o município está desembolsando pelos nossos serviços, mas também porque nossa empresa possui um mix de soluções voltadas à eficiência energética que já são utilizadas por grandes empresas daqui, mas que são aplicáveis aos empreendimentos de pequeno e médio porte”, pontua. “É a primeira vez que venho a Toledo. Estava devendo essa visita há algum tempo, mas saio daqui com ótimas impressões da cidade e do trabalho que estamos fazendo. É fundamental ouvir um feedback dos nossos clientes, pois assim conseguimos manter a evolução que nossa empresa tem colocado em prática nos últimos anos”, declara.
Gigante – Antes de apresentar dados locais, o vice-presidente da Comerc, forneceu informações gerais sobre a empresa, que é referência nacional em ações de descarbonização através do uso de fontes renováveis de energia, sobretudo a solar. “As soluções para maior eficiência dos recursos energéticos, por meio de recursos de telemetria, automação e baterias, são um dos três principais pilares da empresa. Os outros são a geração de energia por meio de usinas eólicas e solares de todos os portes em vários estados do Brasil, e a comercialização da produção no mercado livre de energia e de créditos de carbono, negócios que podem render dividendos para Toledo”, comenta. “O compromisso com as causas sociais está em nosso DNA, tanto que contribuímos com projetos em todas as cidades onde temos usinas instaladas”, acrescenta.
Ávila apresentou números expressivos sobre a Comerc, como a geração de 2,6 gigawatts/hora, correspondente a 6% da energia utilizada no Brasil. Deste total, 2 gigawatts/hora advêm de placas fotovoltaicas, tornando-se líder no segmento, com produção três vezes maior que o segundo colocado. A Comerc também atua nos segmentos de biogás, hidrogênio verde e biocombustíveis, sendo que 50% de suas ações neste setor pertencem à Vibra, conglomerado que comprou a BR Distribuidora e se tornou a sexta maior empresa do país.
Durante o encontro, também foi discutida a possibilidade de incluir a iluminação natalina entre os serviços previstos no contrato firmado entre município e Ilumina Toledo. Esta ideia está sendo analisada pelos departamentos jurídicos das partes envolvidas.