Ruas 100% em LED agora são uma realidade em Toledo

Publicado: Sex, 20/01/2023 17:32 | Modificado: Seg, 23/01/2023 17:09
  • Em até 18 meses todo o parque luminotécnico da cidade e interior será modernizado. A Rua Cedro, na Grande Pioneira, foi a primeira a ter todas as lâmpadas substituídas pela nova tecnologia
    Em até 18 meses todo o parque luminotécnico da cidade e interior será modernizado. A Rua Cedro, na Grande Pioneira, foi a primeira a ter todas as lâmpadas substituídas pela nova tecnologia

 

Na noite desta última quinta-feira, 19 de janeiro de 2022, foram acesas as luzes da primeira rua de Toledo a contar com a iluminação pública com 100% da tecnologia em LED. A rua Cedro, na Grande Pioneira, entra para a história do município e faz parte desse “divisor de águas” entre o passado e a modernidade. Em 2022 foi assinado o contrato de concessão administrativa – no modelo de parceria público-privada (PPP) – entre o governo municipal e o Consórcio Ilumina Toledo e nos próximos 13 anos serão prestados os “serviços de iluminação pública no Município, incluídos a instalação, desenvolvimento, melhoramento, modernização, expansão, eficientização energética, operação e manutenção da Rede Municipal de Iluminação Pública”. 

O prefeito Beto Lunitti, o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt e o secretário de Infraestrutura Maicon Stuani acompanharam esses momentos junto com os moradores da Vila Pioneiro. “Todos terão uma qualidade de luz na frente de casa que a iluminação de LED oferece. Poucos municípios brasileiros tem iluminação em LED. Toledo será o primeiro com telegestão integral”, salienta Lunitti. 

Ele explicou que assim que terminar a instalação de todas as ruas da Grande Pioneira as equipes partem para outra região da cidade. “Ao todo são 15 regiões na cidade, todas essas regiões serão trocadas de forma paulatina. Toda a cidade e interior receberão esse novo sistema. Se um dia der algum problema com o LED, o sistema de telegestão mesmo vai identificar e providenciar a troca, sem que seja preciso o cidadão ficar ligando”, explicou o prefeito Beto Lunitti. 

Essas lâmpadas de LED possuem acesso à internet que permitirá a detecção a distância de problemas em seu funcionamento (telegestão). “Além da qualidade que está proporcionando para as pessoas, ainda vai reduzir o valor da taxa de iluminação pública. É trazer o conforto com menos preço”, complementou o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt. 

Marcos Antonio da Silva é morador da Rua Cedro há 30 anos e fez questão de conduzir o prefeito e o vice até a frente de sua casa para mostrar o resultado da luminosidade da nova iluminação. “Ficou show de bola, ficou ótimo, todo mundo está contente aqui na rua”, frisou o morador. Apontando para a lâmpada de sua garagem ele ainda afirmou que não precisava mais nem ligar a luz de fora para clarear a casa. 

Outro morador da rua Cedro, Osvaldir Sutil, também elogiou o novo sistema. “Foi uma maravilha pra nós. Nota 100. Ficou a coisa mais linda aqui, tiraram os galhos, ficou tudo clarinho aqui e melhorou muito pra nós”, afirmou. 

Sua esposa, Dirce Sutil, ficou impressionada quando as luzes da rua acenderam. “Clareou tudo aqui, ficou muito legal”. Ela parabenizou e elogiou a gestão municipal pelas melhorias proporcionadas na cidade, em especial na Vila Pioneiro. 

O secretário Maicon Stuani disse que o projeto luminotécnico de Toledo será estudado em projetos de mestrado e doutorado da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Hoje a prefeitura paga uma média de consumo multiplicada pelo número de postes, com a telegestão será possível aferir o gasto real e pagar apenas pelo consumo. “Tudo isso é para a população. Já estamos recebendo muitos pedidos para saber quando vem pra minha rua? Aos poucos, todos serão beneficiados”, respondeu Stuani. 

Cmeis, escolas e avenidas terão luzes com luminosidade maior do que as dos bairros. Apesar do contrato prever 18 meses para a instalação de todo o sistema, estima-se que a substituição de todas as lâmpadas aconteça ainda em 2023. Cerca de três mil pontos serão trocados a cada mês. O processo de modernização inclui ainda 30 pontos, entre praças, prédios públicos e logradouros, com iluminação especial.

Mais informações sobre a iluminação pública podem ser encontradas no portal do município, basta clicar neste link.