Na terça-feira (04) foi realizada a assembleia geral da Microrregião de Água e Esgoto do Oeste (MRAE 3). O vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, acompanhado do secretário de Meio Ambiente Júnior Henrique Pinto, representou o chefe do Executivo Municipal, Beto Lunitti, no evento on-line. Durante a reunião foram deliberados alguns assuntos pertinentes à Lei Federal 14.026/2020, que prevê a prestação regionalizada de serviços públicos de saneamento básico.
O secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, defendeu a sinergia entre União, estados e municípios. “As metas estabelecidas pelo Marco do Saneamento são de 99% no fornecimento de água e de 90% na coleta, tratamento e destinação de esgotos até 2033. Elas só serão alcançadas se Estado e municípios trabalharem em conjunto”, disse.
Em Toledo, conforme informações repassadas pelo secretário do Meio Ambiente, Júnior Henrique Pinto, 99% do município já possui é atendido com água potável e aproximadamente 85% já conta com rede de esgoto, percentual que deve chegar a 92% com a inauguração da nova estação de tratamento que irá suprir as regiões do São Francisco e Panorama.
Dorfschmidt lembrou que o contrato com a Sanepar vence apenas em 2025, porém o município já discute sua renovação. Além disso, Ademar aproveitou o momento para apresentar algumas potencialidades e a atenção que a Prefeitura tem dado às questões voltadas à preservação dos mananciais. “Temos o maior rebanho de aves e suínos do Paraná. Para nós, manter a qualidade da água é essencial para nossa população, mas também para nossas atividades econômicas”, destacou.