Ação orienta jovens de Toledo sobre prevenção à violência contra as mulheres

Publicado por marcio.pimentel , Dom, 21/06/2026 14:21 | Modificado: Seg, 22/06/2026 14:18
  • Iniciativa da Uniprati, em parceria com a Polícia Civil e a Secretaria da Mulher, reuniu cerca de 200 adolescentes e jovens no Senai
    Iniciativa da Uniprati, em parceria com a Polícia Civil e a Secretaria da Mulher, reuniu cerca de 200 adolescentes e jovens no Senai
  • Iniciativa da Uniprati, em parceria com a Polícia Civil e a Secretaria da Mulher, reuniu cerca de 200 adolescentes e jovens no Senai
    Iniciativa da Uniprati, em parceria com a Polícia Civil e a Secretaria da Mulher, reuniu cerca de 200 adolescentes e jovens no Senai
  • Iniciativa da Uniprati, em parceria com a Polícia Civil e a Secretaria da Mulher, reuniu cerca de 200 adolescentes e jovens no Senai
    Iniciativa da Uniprati, em parceria com a Polícia Civil e a Secretaria da Mulher, reuniu cerca de 200 adolescentes e jovens no Senai
  • Iniciativa da Uniprati, em parceria com a Polícia Civil e a Secretaria da Mulher, reuniu cerca de 200 adolescentes e jovens no Senai
    Iniciativa da Uniprati, em parceria com a Polícia Civil e a Secretaria da Mulher, reuniu cerca de 200 adolescentes e jovens no Senai
  • Iniciativa da Uniprati, em parceria com a Polícia Civil e a Secretaria da Mulher, reuniu cerca de 200 adolescentes e jovens no Senai
    Iniciativa da Uniprati, em parceria com a Polícia Civil e a Secretaria da Mulher, reuniu cerca de 200 adolescentes e jovens no Senai

A Secretaria da Mulher de Toledo participou, nos dias 25 de maio e 17 de junho, de uma ação de conscientização sobre o tema "Segurança Digital e Proteção das Mulheres", promovida pela Uniprati e realizada nas dependências do Senai, em parceria com a Polícia Civil do Paraná (PCPR). Aproximadamente 200 jovens e adolescentes participaram das atividades, que tiveram como objetivo promover o uso consciente da internet e alertar sobre os riscos e consequências da violência praticada no ambiente digital.

A iniciativa buscou sensibilizar os participantes sobre os impactos sociais, emocionais e jurídicos de comportamentos inadequados nas redes sociais, além de fortalecer a cultura do respeito e da responsabilidade no uso das tecnologias.

 

Reflexão sobre violência digital – Representando a Secretaria da Mulher de Toledo, as servidoras Eliane Bombardelli e Josines Turella conduziram momentos de diálogo e reflexão sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no ambiente virtual.

Entre os temas abordados estiveram a influência da internet e das redes sociais nas relações sociais e emocionais dos jovens, o aumento dos casos de exposição indevida, humilhação e violência contra mulheres em plataformas digitais, além do compartilhamento de conteúdos sem consentimento e suas consequências para as vítimas.

As palestrantes também destacaram os impactos da violência digital na saúde mental, na autoestima e na dignidade das mulheres, apresentando aos participantes a rede de proteção existente no município e os serviços oferecidos pela Secretaria da Mulher para acolhimento, orientação e encaminhamento de casos.

 

Aspectos legais e prevenção - A programação contou ainda com a participação do delegado da Polícia Civil do Paraná, Dr. Paulo Ricardo, e do investigador Jean Gustavo, que apresentaram informações sobre os principais crimes praticados no ambiente virtual e suas implicações legais.

Os representantes da PCPR alertaram os jovens sobre situações frequentemente tratadas como "brincadeiras" na internet, mas que podem configurar infrações e crimes previstos na legislação brasileira. Também foram abordadas formas de prevenção, cuidados necessários durante a navegação, orientações sobre preservação de provas e os procedimentos adequados para denúncias.

Casos práticos foram utilizados para demonstrar as consequências jurídicas dos atos praticados no meio digital e a responsabilização dos autores de crimes virtuais.

 

Cidadania digital responsável - Além de conscientizar sobre a violência contra as mulheres, a ação teve como propósito estimular o desenvolvimento de uma cidadania digital mais consciente e responsável, reforçando a importância do respeito aos direitos humanos e da utilização ética das ferramentas tecnológicas.

A iniciativa também contribuiu para divulgar os canais de apoio e denúncia disponíveis no município e no Estado, fortalecendo a prevenção e o enfrentamento das diversas formas de violência praticadas no ambiente virtual.