Centenas de idosos participaram do 2º Seminário de Esportes, Saúde e Segurança Alimentar realizado no Centro de Revitalização da Terceira Idade Dr. Wilson Carlos Kuhn (Certi Pioneiro) na manhã desta quarta-feira (22). O evento realizado pela Secretaria de Esportes e Lazer (Smel), por meio do Departamento do Idoso, em parceria com o Departamento de Segurança Alimentar da Cozinha Social, contou com o apoio do Certi Pioneiro e Certi Coopagro. Apresentações culturais dos idosos e palestras educativas sobre a temática marcaram as atividades.
“O objetivo do evento é tratar com os idosos temas que são relevantes e que constituem a tríade da saúde para o idoso: que é a saúde, a segurança alimentar e a atividade física. Então, a nossa proposta é discutir esses assuntos em uma linguagem que os idosos entendam, que seja acessível para eles e que isso reflita na prática diária da atividade física, dos cuidados com a alimentação e dos cuidados com a saúde”, explicou a diretora do Departamento do Idoso, Márcia Franciele Spies. Ela também proferiu a palestra “Velhice, Corpo e Esporte”.
“Esse evento vem coroar o trabalho realizado durante o ano em parceria com as secretarias de Esportes e de Saúde. Procuramos nesse período demonstrar que qualidade de vida, além da prática esportiva, é necessário uma boa alimentação. A segurança alimentar dos idosos é pensada em cada uma das atividades e em cada um dos encontros que realizam durante o ano e que estamos presentes com a Cozinha Social”, reforçou o Diretor da Cozinha Social, Luiz Carlos Bazei.
“É importante esse trabalho de informação e incentivo sobre a alimentação saudável para os idosos. As palestras ajudam muito nesse sentido, principalmente a melhorar alguns hábitos que vamos cultivando. Se a gente se preocupar um pouquinho mais aqui na ponta vai sobrar menos trabalho para a saúde, vai sobrar menos trabalho para os médicos no trabalho do dia a dia deles”, avaliou o secretário de Esportes e Lazer, Eudes Luiz Dallanol ao comentar sobre o trabalho de prevenção e o incentivo de hábitos saudáveis.
Além das apresentações realizadas pelos próprios idosos, também puderam acompanhar a palestra sobre “Saúde do Idoso - DST” com Tatiana Krollmann e sobre “Alimentação” com as nutricionistas Vanessa Côrrea e Tiely Pedroso.
A aposentada Oliria Cardoso (64) é pioneira de Toledo e desde março participa das ações do Certi Coopagro. “Estou gostando muito, é a primeira vez que participo de uma apresentação e é muito bom. É um divertimento, me sinto bem, faço academia, dança, assisto a palestras sobre temas variados e não imaginei que acharia um lugar para me divertir e estar sempre aprendendo”, conta empolgada, logo após descer do palco onde fez uma apresentação com as colegas. Oliria garante que ensaiou a coreografia de dança nas duas últimas semanas e a prática de exercícios aliada a outras atividades garante uma sensação de bem estar.
“Aliar uma boa alimentação e o exercício faz a gente se sentir bem melhor, ajuda a destravar a memória, pois ficar parado começa a esquecer de tudo. Eu nem pareço que tenho 60 anos, me sinto muito bem”, afirma a colega de coreografia de Oliria, Anair Karling, de 63 anos.