Município homologa a construção de 178 moradias populares

Publicado: Qua, 16/11/2022 17:25 | Modificado: Seg, 07/10/2024 07:53
  • A área para a construção das casas foi adquirida no primeiro mandato do prefeito Beto próximo à Avenida Egídio Monareto, na região do Alto Panorama
    A área para a construção das casas foi adquirida no primeiro mandato do prefeito Beto próximo à Avenida Egídio Monareto, na região do Alto Panorama
  • A área para a construção das casas foi adquirida no primeiro mandato do prefeito Beto próximo à Avenida Egídio Monareto, na região do Alto Panorama
    A área para a construção das casas foi adquirida no primeiro mandato do prefeito Beto próximo à Avenida Egídio Monareto, na região do Alto Panorama

 

O Loteamento Egon Pudell está prestes a se tornar realidade. Na manhã desta quarta-feira (16) o prefeito Beto Lunitti assinou a homologação do processo que reconhece a empresa F KLAS Construtora da cidade de Curitiba como vencedora do certame para a construção de 178 unidades de moradia popular pelo Programa Federal Casa Verde e Amarela. O documento foi assinado na Sala de Reuniões do Gabinete com a presença da equipe de secretários municipais. 

A área para a construção das casas foi adquirida no primeiro mandato do prefeito Beto próximo à Avenida Egídio Monareto, na região do Alto Panorama, a gestão seguinte fez o asfalto e a atual gestão fará o restante da infraestrutura (saneamento, água, luz). Após a homologação do município, o próximo passo é a Caixa Econômica analisar e validar o processo para então conceder a liberação para início das obras. Se tudo ocorrer conforme planejado, até fevereiro de 2023 é possível que a empresa dê início aos trabalhos. 

O prefeito Beto Lunitti explicou que a construção destas casas vai beneficiar famílias que estejam inscritas no Cadastro de Habitação do Município, que existe há muito tempo e qualquer cidadão pode se inscrever. “Todo o processo de seleção desses cadastros é feito pela nossa equipe do Setor de Desenvolvimento Habitacional do município. São selecionados os cadastros que se enquadram nesta modalidade de construção, que serão enviados para a Caixa Econômica. A partir desse movimento, em que o município envia os cadastros selecionados, a prefeitura sai de cena e quem entra é a Caixa Econômica que fará a análise cadastral, econômica e financeira de cada cadastro selecionado”, explica.

“Nosso papel é comprar o terreno, fazer a urbanização, montar e cuidar bem desse cadastro, com as pessoas atualizando, por isso é importante atualização sempre que haja alguma alteração de renda, filhos, telefone, enfim, de dados, para que quando surgem esses momentos de construção e disponibilidade de obras que vão acontecer, a gente possa entrar em contato e chamar essas pessoas para que efetivamente possam tornarem-se mutuários”, acrescenta o prefeito.

Projetos habitacionais - Além do Loteamento Egon Pudell, estão em andamento outros projetos habitacionais no município. Pela Cohapar são 30 casas para Vila Nova e 30 para Novo Sarandi que estão com os processos em andamento. “Queremos também retomar a discussão sobre Dois Irmãos e Dez de Maio. Além disso, também nós temos para o Jardim Coopagro, já passou pela Câmara Municipal, a construção de 40 unidades para os idosos, dentro do olhar daquilo que já existe, que é o Recanto Feliz”, informou o prefeito. 

Lunitti também informou sobre o pedido para retomar as casas ocupadas no Santa Clara e destinar para os idosos, conforme é o objetivo daquele programa. 

Outro objeto de estudo é uma nova modelagem de investimento em moradia pela Caixa Econômica, o qual o município assume o financiamento e o mutuário contemplado paga para um fundo municipal. “Estamos estudando a viabilidade desta formatação e até o próximo ano já teremos estas condições definidas”, finaliza.