Urbanização de via no Jardim Tocantins é debatida em encontro no Paço

Publicado: Ter, 18/04/2023 17:12
  • Pavimentação e construção de guias e galerias pluviais em trecho da Julci Luiz Strieder foram temas de reunião no Gabinete do Prefeito na manhã desta terça (18)
    Pavimentação e construção de guias e galerias pluviais em trecho da Julci Luiz Strieder foram temas de reunião no Gabinete do Prefeito na manhã desta terça (18)

 

A urbanização de um trecho com aproximadamente 100 metros da Rua Julci Luiz Strieder foi tema de encontro realizado na manhã desta terça-feira (18) na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito. Participaram da conversa representantes dos poderes Executivo e Legislativo municipal, bem como os proprietários de chácaras que ficam no entorno.

Localizadas na região do Jardim Tocantins, estas áreas precisam ser regularizadas dentro dos parâmetros preceituados pelo Plano Diretor do Município de Toledo para poderem, em algum momento, receberem investimentos públicos para a realização de obras estruturantes, como pavimentação asfáltica e construção de guias e galerias pluviais. Os técnicos da Secretaria do Planejamento, Habitação e Urbanismo explicaram que a doação de parte destes lotes, o suficiente para que a rua tenha a largura mínima exigida pelas leis municipais, para que a demanda da comunidade tenha possibilidade de ser atendida.

A partir dessa premissa, vários cenários foram traçados. Em todas elas, contudo, será necessário o consenso de todos os proprietários tanto para doar parte dos imóveis para a via ter a largura necessária quanto para pagarem posteriormente pela contribuição de melhorias decorrente da valorização dos imóveis a partir do momento em que estes forem devidamente urbanizados.

Caso a caso - A situação tratada na manhã desta terça-feira (18) faz parte de um contexto mais amplo e envolve várias ruas da região do Tocantins. Debate semelhante já foi realizado recentemente em relação à Rua Giustina Genari e para a próxima semana haverá reunião na qual a Rua Nelson Dalla Vecchia será o tema central. 

A partir do entendimento obtido destes encontros, os técnicos da Secretaria do Planejamento, Habitação e Urbanismo elaborarão projetos de urbanização que serão posteriormente apresentados à comunidade. Caso sejam aprovados, o município providenciará os meios para que sejam executados tão logo seja possível.