A Aula Inaugural do projeto “Bora Empreender Juventude Paraná” reuniu dezenas de jovens no Centro da Juventude Márcio Antonio Bombardelli (CJU Europa) na noite desta quarta-feira (15). Um dos principais pilares do projeto é fomentar o empreendedorismo, ajudar no desenvolvimento sustentável de micro e pequenos empresários, além de incentivar o associativismo, como uma forma de fortalecer os negócios locais.
A oferta dessa formação é um esforço conjunto de vários parceiros, Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), Secretaria de Estado da Fazenda, Ambev e Prefeitura de Toledo. O curso é executado pela Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional (GERAR)
O secretário de Estado da Sedef, Rogério Carboni, esteve presente na Aula Inaugural. Ele é natural de Capanema e disse ser de uma família cujo ofício era ser açougueiros. Aos 18 anos Carboni decidiu abandonar essa tendência, pois não gostava do mau cheiro e gordura nas mãos, partiu para Curitiba, onde formou-se em Direito e, após ter sucesso na profissão, decidiu aceitar o convite para a vida pública.
O prefeito Beto Lunitti também proferiu palavras de incentivo aos jovens empreendedores e salientou a importância de empreender. Beto comentou que ele mesmo foi um empreendedor quando investiu no ramo de supermercados. O prefeito também colocou à disposição os serviços públicos oferecidos pela Sala do Empreendedor, localizada no Paço Municipal.
Aproximadamente 60 jovens estão inscritos nas duas turmas da capacitação “Bora Empreender Juventude Paraná”. As aulas da primeira turma continuam sendo realizadas todos os dias no CJU Europa, sempre às 19h, até a próxima sexta-feira (24). No dia 27 de maio iniciam as aulas da segunda turma no Centro da Juventude Mariana Luiza Von Borstel (CJU Coopagro), também às 19h.
O projeto tem como objetivo beneficiar diretamente 438 jovens entre 18 e 29 anos, em oito municípios, inscritos no Cadúnico, os quais serão selecionados na inserção do projeto por meio do Cras e dos centros da juventude, com um investimento no valor total de R$ 650 mil.
A professora Adriane Sarro, relatou que superou as expectativas já no primeiro dia de curso. Ela mencionou que a turma foi bastante participativa e engajada nas atividades. Em coro, a turma disse que “valeu à pena” participar e alguns alunos resumiram em uma palavra porque valeu à pena: “aprendizado”, “conhecimento”, “recomeço”, “prospecção”, “melhorias”, “oportunidade”.
A capacitação - Durante os oito dias de aula, trata-se de como melhorar o marketing, a precificação dos produtos, como estruturar e formalizar o empreendimento, além de outras formas de alavancar seu negócio. Os participantes recebem apostila, bloco de notas, caneta, camiseta e uma logomarca para o emprendimento, tudo isso, sem pagar nada.
Além disso, após os dias de aula, os empreendedores têm direito a três meses de consultoria, para tratar especificamente do seu empreendimento.
Os três melhores alunos durante as aulas, que não faltarem nenhum dia, recebem um capital semente de R$ 1.200,00 para investir no próprio negócio. E ainda, o melhor aluno da turma, participará do Seminário dos Vencedores ao final do Projeto, em Curitiba, com a locomoção e hospedagem todas pagas. Neste dia haverá workshops, palestras e outras atividades voltadas para o mundo do empreendedorismo.