População escolhe novos conselheiros tutelares

Publicado: Qui, 21/09/2023 14:28
  • O processo de escolha acontece dia primeiro de outubro em nove locais de votação das 8h às 17h
    O processo de escolha acontece dia primeiro de outubro em nove locais de votação das 8h às 17h
  • O processo de escolha acontece dia primeiro de outubro em nove locais de votação das 8h às 17h
    O processo de escolha acontece dia primeiro de outubro em nove locais de votação das 8h às 17h

 

O Conselho Tutelar é uma instituição essencial para a proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes. Os conselheiros têm atribuições importantes, como receber denúncias de violações, acompanhar casos, orientar famílias, encaminhar medidas de proteção e garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente. A eleição para os novos conselheiros (gestão 2024-2027) acontece no domingo, 01 de outubro, das 8h às 17h. São nove locais de votação para facilitar a participação da população.

 

“A participação da população no processo de escolha dos conselheiros é crucial, pois isso permite que os representantes eleitos sejam verdadeiramente comprometidos com as necessidades da comunidade. Ao se envolver nesse processo, o cidadão tem a oportunidade de contribuir ativamente na defesa dos direitos das crianças e adolescentes em sua região”, pontuou a presidente da Comissão Eleitoral, Jennifer Thays Teixeira.

 

“Além disso, ao participar do processo de escolha, você fortalece a democracia local e promove uma maior transparência na atuação do Conselho Tutelar. Sua participação é uma forma de exercer sua cidadania e garantir que as políticas voltadas para a infância e adolescência sejam efetivas e adequadas às necessidades reais da comunidade”, acrescentou a presidente.

 

Jennifer reforça que é fundamental se envolver e participar do processo de escolha dos conselheiros tutelares. “A participação faz a diferença na proteção dos direitos das crianças e adolescentes, construindo uma sociedade mais justa e igualitária para todos”, frisa.

 

Para votar - É preciso apresentar o Título de Eleitor e um documento original com foto. Poderão votar todos os eleitores do município de Toledo, maiores de 16 anos, mediante comprovação através de documento oficial de identificação com foto, sendo facultada a apresentação do Título de Eleitor. O voto é sigiloso. 

 

Onde votar - Os locais, relacionados abaixo para esta eleição, são definidos conforme os locais de votação nas eleições convencionais. Para saber em qual escola comparecer veja na ilustração clicando aqui

 

Escola Municipal Alberto Santos Dumont (Jardim Porto Alegre)

Escola Municipal Anita Garibaldi (Jardim Europa)

Escola Municipal Carlos Friedrich (Jardim Coopagro)

Escola Municipal Dr. Borges de Medeiros (Vila Industrial)

Escola Municipal Henrique Brod (Jardim Panorama)

Escola Municipal Miguel Dewes (Distrito de X de Maio)

Escola Municipal Orlando Luis Basei (Distrito de Novo Sarandi)

Escola Municipal Shirley Maria Lorandi (Centro)

Escola Municipal Walter Fontana (Vila Pioneira)

 

Candidatos - Ao todo, 23 candidatos e candidatas disputam uma das dez vagas disponíveis. Serão considerados eleitos os dez candidatos mais votados. Os demais serão suplentes por ordem de votos recebidos. A relação dos candidatos também pode ser vista clicando neste link