Prefeitura abre inscrições de Curso Preparatório para Enem e vestibulares

Publicado: Qui, 25/05/2023 08:09 | Modificado: Sex, 26/05/2023 16:34
  • O curso será realizado no Centro da Juventude Marcio Antonio Bombardelli, o CJU/Europa, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h.
    O curso será realizado no Centro da Juventude Marcio Antonio Bombardelli, o CJU/Europa, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h.
  • O curso será realizado no Centro da Juventude Marcio Antonio Bombardelli, o CJU/Europa, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h.
    O curso será realizado no Centro da Juventude Marcio Antonio Bombardelli, o CJU/Europa, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h.

 

A Prefeitura de Toledo, por meio do programa Jovens na Universidade da Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH), vai oferecer 180 vagas gratuitas para jovens que desejam se preparar para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. As inscrições começam na próxima segunda-feira (29) e a previsão de início das aulas é em 12 de junho. O curso será realizado no Centro da Juventude Marcio Antonio Bombardelli, o CJU/Europa, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h.

O objetivo da ação é preparar os jovens para as provas de seleção das universidades, além de auxiliar na melhoria da qualidade de ensino no município. A seleção dos candidatos seguirá critérios de acesso, como ser residente no município de Toledo, ter estudado no ensino público (ensino fundamental e médio) ou ensino particular com bolsa, apresentando histórico escolar que comprove este requisito e se for o caso declaração de bolsista, ter entre 15 e 29 anos, estar cursando ou ter concluído o último ano do ensino médio e apresentar o relatório de frequência, se estiver em idade escolar. 

Segundo a diretora de Políticas para Infância e Juventude, Jennifer Thays Chagas Teixeira, a última vez que a administração municipal promoveu esta atividade foi em 2019. “Essa preparação dos nossos jovens estava no rol de ações do plano de governo da atual gestão e tivemos um período de estudos intensos em conjunto com os profissionais que atuam nos CJU’s e com o Conselho Municipal de Juventude para encontrar a melhor maneira de desenvolver este projeto. Foi realizada uma licitação para contratação da empresa especializada para ministrar o curso preparatório visando garantir o acesso de forma mais equiparada para os jovens na disputa por uma vaga na universidade, seja pelo vestibular ou por uma boa nota no Enem”, comentou.

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, respeitando os critérios de acesso e mediante a apresentação dos documentos necessários para inscrição, como RG, CPF, histórico escolar, comprovante de residência, e quando for o caso, os mesmos documentos do responsável legal. Em caso de jovens estudantes ou egressos de escolas particulares, é necessário apresentar declaração de bolsista. Em caso de dúvidas, entre em contato pelos telefones (45) 3196-2425 e (45) 3196-2402.

CJU - Os Centros da Juventude são espaços destinados à promoção de políticas públicas de qualidade para a juventude, oferecendo atividades esportivas, culturais e educativas. A abertura do Curso Preparatório para o Enem e vestibulares faz parte das ações que visam democratizar o acesso ao ensino superior para os jovens do município.