Que tal usar meias diferentes pelo Dia da Síndrome de Down?

Publicado: Ter, 19/03/2024 17:13 | Modificado: Qua, 20/03/2024 17:28
  • A proposta é que todos usem meias descombinadas (trocadas), coloridas e divertidas nesta quinta-feira, 21 de março, Dia Mundial da Síndrome de Down
    A proposta é que todos usem meias descombinadas (trocadas), coloridas e divertidas nesta quinta-feira, 21 de março, Dia Mundial da Síndrome de Down

 

A Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) convida toda a comunidade, empresas, instituições, repartições públicas ou privadas a participarem de uma campanha na próxima quinta-feira, 21 de março, Dia Mundial da Síndrome de Down. A proposta é que todos usem meias descombinadas (trocadas), coloridas e divertidas neste dia. 

A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Humano é alusiva à campanha internacional “Lots Of Socks”, que significa “Muitas Meias”. A ideia foi criada porque os cromossomos tem formato de meias e a intenção é conscientizar as pessoas de que ser diferente é divertido. 

Segundo a diretora de Políticas de Cidadania e Desenvolvimento Humano, Daliana Uemura, o propósito de incentivar essa campanha em Toledo é com o objetivo de levantar o debate sobre a questão. “Queremos trabalhar a conscientização e empatia das pessoas. A ideia é que ao ver as meias trocadas as pessoas iniciem uma conversa sobre o assunto e isso colabore para difundir informações sobre a síndrome de Down e para que percebam que não há nada de errado em ser diferente”, salienta. 

“Esse é um dia muito importante para nós. Depois que descobri a síndrome de Down do Miguel (7), fui buscar o máximo de informações possíveis para que eu pudesse cuidar do meu filho. Só quem vive sabe o que é uma criança com Down. E é um assunto para debater sem tempo de acabar”, relatou Anna Cristina Dallabrida Morante (42). 

O Centro Integrado de Políticas Educacionais (CIPE) Professora Maria Iaschombek Doege é um dos serviços públicos que irá aderir à campanha das meias trocadas. O assunto será trabalhado durante o dia em todas as oficinas. O convite também foi estendido a todas as escolas e centros municipais de educação infantil (cmeis) do município. 

Síndrome de Down (Trissomia do cromossomo 21)

A Síndrome de Down, condição genética, é causada pela presença de um cromossomo 21 a mais. Apesar de algumas características físicas parecidas, cada pessoa com a síndrome possui um ritmo de desenvolvimento e suas singularidades.

Atualmente o município de Toledo proporciona a inserção de crianças com síndrome de Down por meio de políticas públicas, à exemplo dos atendimentos realizados pela Secretaria de Esportes e Lazer no Programa de Iniciação Motora no Centro Olímpico Arnoldo Bohnen e na Secretaria da Educação, no CIPE, além da inclusão nas salas de aula do ensino comum regular das escolas e centros municipais de educação infantil (cmeis) do município. 

II Piquenique no Parque - O movimento Re-Criare Down de Toledo também está organizando o 2º Piquenique no Parque no próximo sábado (23) a partir das 15h no Parque Frei Alceu. A ação é apoiada pela Prefeitura de Toledo e convida a comunidade a desfrutar de momentos de lazer e diversão em alusão ao Dia Mundial da Síndrome de Down.