O Auditório Acary de Oliveira (anexo ao Paço Municipal Alcides Donin) recebeu, na manhã desta quinta-feira (6), a acolhida e posse de 33 servidores municipais aprovados em concurso para 11 funções diferentes. O ato foi coordenado pela Secretaria de Recursos Humanos (SRH) e contou com a presença de coordenadores e diretores das secretarias da Educação (Smed) e da Assistência Social (SMAS).
Antes de assinarem os documentos de posse, os servidores receberam folheto e ouviram breves instruções da equipe da SRH acerca de rotinas, direitos e deveres da categoria. “São informações importantíssimas para a vida funcional deles. Todos demonstraram ter capacidade técnica para ocuparem os cargos para os quais foram aprovados, mas a comprovação desta competência se dará no dia a dia, a partir do bom relacionamento com cidadãos e colegas e do estrito cumprimento das instruções das chefias e, sobretudo, da lei”, salienta o diretor do Departamento de Gestão de Pessoal da SRH, Willian Muriel Voss.
Depois do ato, os servidores, já empossados, dirigiram-se aos seus respectivos locais de trabalho e iniciaram de imediato suas atividades. “Muita gente fala por aí que o serviço público é ‘moleza’. Pelo contrário, há, sim, uma garantia maior na manutenção do emprego, porém a cobrança é muito maior, pois ela pode partir de onde você menos espera. Sintam-se acolhidos por toda a nossa equipe, espero que gostem do ambiente e da função onde vocês vão atuar, mas se lembrem também de que, a partir de agora, a tarefa que estão assumindo requer o máximo de atenção e esforço”, alerta a secretária de Recursos Humanos, Marta Fath.
Dos 33 novos servidores empossados nesta terça, a maior parte – 12 e 10, respectivamente – assumiram os cargos de cuidador social e assistente administrativo. Também foram integrados servidores às funções de analista em administração e planejamento (2), professor de educação infantil T40 (2), assistente social (1), professor T20 (1), técnico desportivo (1), enfermeiro T8 (1), enfermeiro I (1), auxiliar de serviços gerais (1) e cozinheiro (1).
Conquista
Engana-se quem pensa que este ato foi meramente burocrático, pois este momento também reservou emoções. Presente ao evento, a diretora do Departamento de Administração Escolar da Educação Infantil da Smed, Rosemeri Maria Hentz Soares, chamou a atenção para o fato de uma das empossadas estar vivendo naquele momento uma grande conquista em sua vida e pediu aplausos a Meri Tereza de Oliveira.
Ela foi aprovada para o cargo de professora de educação infantil e atuará no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Otília Stédile, no Jardim Europa, instituição onde atuava há seis anos como cozinheira, função que ocupa no serviço público municipal há dez anos. “Estou tão feliz, que nem sei se sorrio ou se choro. Hoje estou realizando um sonho de criança, que era ser professora. Infelizmente, as dificuldades da vida me impediram, por muito tempo, de estudar. Concluí o curso de Pedagogia desde 2019 e agora, aos 47 anos, poderei exercer a função para a qual me formei”, relata.