Atenção Especializada: mutirões e contratação de profissionais aceleram acesso às consultas

Publicado: Sex, 30/09/2022 15:51 | Modificado: Qua, 05/10/2022 14:44
  • Atenção Especializada: mutirões e contratação de profissionais aceleram acesso às consultas
    Atenção Especializada: mutirões e contratação de profissionais aceleram acesso às consultas

Um dos principais desafios para a atual gestão da Secretaria de Saúde é diminuir o tempo de espera por consultas na Central de Especialidades Oswaldo Luiz Ricci, além de fortalecer o Departamento da Rede de Atenção Especializada do município e ampliar o leque de especialidades médicas para os toledanos. Para atingir esta meta, foram realizados investimentos na contratação de serviços e também profissionais de saúde em diversas áreas, tornado o setor uma referência para os atendimentos especializados. 

 

De acordo com a diretora da Rede de Atenção Especializada, Katheli Mayumi Hino do Nascimento, cabe ao município referenciar às consultas de especialidades, porém, devido à carência de oferta de vagas, a Secretaria de Saúde ampliou sua capacidade de atendimento com a contratação de profissionais e a realização de mutirões, reduzindo e, em algumas situações, zerando a fila para determinadas áreas, como oftalmologia, oncologia, urologia, coloproctologia, dermatologia e ortopedia.

 

Katheli explicou que a espera hoje é apenas o tempo do pedido de consulta tramitar nos setores. “O médico da unidade básica de saúde faz a solicitação. A espera é apenas pelo tempo de recebermos esta demanda em nosso setor de agendamento, identificar na agenda do profissional o dia e horário para a consulta e encaminhar a guia de volta para a UBS de origem”. A diretora ainda acrescentou que algumas dessas filas tinham pacientes aguardando há vários anos. “A espera, em alguns casos, era tão longa que levou um ano e meio de mutirões, com vagas extras, para conseguir viabilizar os atendimentos a todos que aguardavam”, disse.

 

Novos profissionais - Para dar mais celeridade e qualidade nos atendimentos, novas contratações aconteceram nos últimos dias. O quadro funcional foi reforçado com mais quatro profissionais médicos, sendo um cardiologista, um urologista, um vascular e um pneumologista pediátrico. “O pneumopediatra é uma novidade importante. É um profissional especialista em alergopediatria e pneumologia, sendo uma referência para o atendimento em fibrose cística”, explica Katheli. 

 

Além dos médicos, dois fisioterapeutas foram chamados para atender no Centro de Fisioterapia, Reabilitação e Terapias Complementares do município. “Eles reforçarão os serviços de fisioterapia pós-operatória recente, visando a reabilitação dos pacientes o mais rapidamente possível, além da fisioterapia infantil, que oferece o serviço de estimulação precoce para os bebês”. 

 

Filas diminuídas - Nas especialidades onde ainda não foi possível zerar as filas, houve uma redução considerável na espera pelo atendimento. Na maioria dos casos existe falta de profissionais para contratação ou disponibilidade de agendas para o município firmar parcerias por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) ou conveniar clínicas. “Neste rol estão a cardiologia, angiologia, endocrinologia e nefrologia. Para cardiologia e angiologia conseguimos chamar dois médicos de concurso, sendo que eles iniciam o atendimento já em outubro. Nossa expectativa é de começar a reduzir também essas filas”, informa Katheli.

 

Em relação à endocrinologia, a Secretaria de Saúde possui duas médicas especialistas e o Ciscopar também contratou recentemente mais dois profissionais, porém as vagas são insuficientes frente à demanda e não há candidatos aprovados em concurso para serem convocados pela Secretaria de Recursos Humanos de Toledo. Para a nefrologia, há apenas uma profissional na região, atendendo via Consórcio e não existe concurso público na Prefeitura para a função. Já o médico urologista inicia seus atendimentos na Central de Especialidades no começo de outubro e atenderá crianças a partir de 5 anos e pacientes adultos.

TAG