Dia D de Vacinação atendeu mais de 1.500 pessoas em Toledo

Publicado: Seg, 23/10/2023 16:41 | Modificado: Qua, 25/10/2023 17:16
  • Dia D de Vacinação atendeu mais de 1.500 pessoas em Toledo
    Dia D de Vacinação atendeu mais de 1.500 pessoas em Toledo
  • Dia D de Vacinação atendeu mais de 1.500 pessoas em Toledo
    Dia D de Vacinação atendeu mais de 1.500 pessoas em Toledo

 

A Secretaria de Saúde mobilizou diversos servidores e estruturas para o Dia D de Vacinação, realizado em todas as unidades básicas de saúde da sede e do interior do município. Ao todo, 1521 cadernetas foram avaliadas e aplicadas 1483 doses, sendo a maioria de imunizante contra a Influenza Trivalente, com 427 vacinas administradas. O local com mais procura foi a UBS Frederico Patiño Cruzatti, no Jardim Maracanã.

Conforme a avaliação da secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, a mobilização atingiu as expectativas. “Estamos trabalhando para retomar a cultura da vacinação. Alguns municípios têm apresentado dificuldades em vacinar suas populações. Em Toledo, temos nos aproximado muito do cenário ideal proposto pelo Ministério da Saúde”. A secretária ainda acrescentou que, de acordo com dados apresentados nas audiências quadrimestrais realizadas neste ano, o município deve novamente atingir as metas. 

“A nossa população, apesar dos números nacionais e estaduais de baixa cobertura, costuma aderir e entender a importância da vacinação, e isso é que faz com que nós não tenhamos algumas doenças surgindo na nossa comunidade”. Gabriela ainda acrescentou que a Campanha Nacional continua sendo realizada nas UBS’s do município. “Vale frisar que as unidades continuam vacinando. É muito importante que as pessoas sigam atentas às suas cadernetas, bem como a dos seus filhos, e mantenham o calendário vacinal em dia”, explicou.

Durante os atendimentos também foram emitidas declarações de vacina, documento necessário para as matrículas na rede escolar. “Para fornecer a declaração é preciso que a vacinação esteja em dia. Além disso, nossos servidores estão fazendo busca ativa dos pacientes que estão com vacinas atrasadas. Então, não estranhe se houver contato do agente comunitário de saúde, ou da unidade, por telefone, por Whatsapp ou até mesmo uma abordagem durante a visita dos profissionais de saúde”, concluiu. 

Os serviços de vacina e atualização de cadernetas seguem até a próxima sexta-feira (27), em todas as unidades básicas de saúde, inclusive durante horários especiais, bem como no sábado (28), das 8h às 17h, nas UBS’s do Centro, do Santa Clara IV e do Jardim Maracanã, durante a programação do Outubro Rosa.