Como parte da programação do mês da mulher, a Praça Willy Barth recebeu no último sábado (25) o “Saúde da Mulher na Praça”. O evento foi realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Delegacia da Mulher, com o apoio do Núcleo Maria da Penha (Numape), Rotary e Mary Kay. Foram realizados atendimentos de auriculoterapia, aferição de pressão, orientações de enfermagem, além de orientações sobre o atendimento na rede de saúde mental, da equipe do Numape e da Delegacia da Mulher.
A secretária interina da Saúde, enfermeira Raquel Wammes, destacou a relevância de proporcionar intervenções como essa “É importante disseminar as informações para que todas as mulheres tenham conhecimento sobre seus direitos e conheçam os serviços que ofertamos no SUS, como inserção do DIU, testes rápidos, auriculoterapia, exame preventivo (citopatológico), mamografia e demais atendimentos ofertados pelo Sistema Único de Saúde”, exemplificou.
O Saúde da Mulher na Praça procurou envolver as mulheres em um ambiente mais descontraído e deixá-las mais propícias à receberem informações sobre saúde e direitos em geral. Um dos serviços oferecidos foi o de maquiagem, como fortalecimento e empoderamento feminino.
Ao todo, 26 mulheres foram atendidas com as técnicas de auriculoterapia. Segundo a enfermeira Alcione Correia de Lima Basetti, essa é uma técnica terapêutica que consiste na aplicação de agulhas, cristais e sementes de mostarda em pontos específicos na parte externa da orelha. “Foi realizada a técnica em quem fez a procura e orientado que as unidades de saúde tem profissionais que realizam o procedimento. A auriculoterapia é uma técnica que alivia dores no corpo, diminui ansiedade e depressão, auxilia na insônia, entre outros benefícios. E isso é ofertado gratuitamente pelo SUS”, informou a enfermeira.