Em um momento bastante emocionante, foi sancionada a Portaria Nº 405/2023 que aposentou, por tempo de trabalho, o servidor municipal Afonso Simch da função de analista em Administração e Planejamento. O ato aconteceu na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, nesta terça-feira (13), e foi acompanhado por diversos integrantes da gestão pública. Também foram aposentados os servidores Lívia Terezinha Gasparetto Ribas (Professor I), Catarina dos Santos (Auxiliar em Serviços Gerais I), Cleidinara Sehn Jank (Professor I) e Otacílio Bordignon (Fiscal de Obras e Posturas I).
O benefício para Afonso Simch chega após 37 anos de trabalhos prestados aos munícipes toledanos. Lotado na Procuradoria Jurídica, o servidor foi responsável pela redação de diversas leis que beneficiaram milhares de pessoas. “Apesar de ser um ato que fazemos com todos os servidores municipais, este tem um significado diferente, pois o Afonso sempre esteve muito próximo dos gestores municipais por ser quem escrevia as leis, decretos e demais documentos de ordem jurídica”, explicou a secretária de Recursos Humanos, Marta Fath.
Marta ainda destacou a dedicação ao serviço público e o carinho no desempenho da função exercida desde 1986. “Um exemplo de integridade e respeito aos cidadãos. Sempre foi muito profissional e inspirou quem estava próximo. Extremamente detalhista e cauteloso. É um orgulho para nós termos você como colega de trabalho. Sabemos que vai continuar mais um tempo conosco, mas se sinta de fato orgulhoso, pois sua marca ficará conosco”, salientou.
O prefeito Beto Lunitti, em uma dedicatória no livro que narra a história dos 70 anos, afirmou que “os seus saberes foram fundamentais para o ordenamento jurídico do nosso município. Ao longo destes mais de 37 anos você soube retratar tecnicamente os desejos da sociedade toledana, traduzindo os desejos de anseios dos prefeitos em leis votadas e aprovadas. Toledo lhe deve muito. Meus sinceros agradecimentos”.
Com o jeito discreto que sempre teve, Afonso agradeceu o reconhecimento de todos e disse que deve permanecer atuando na Prefeitura de Toledo até o fim de 2024. "Depois a gente vê o que faz, mas por enquanto ainda não é um adeus”, disse.
A assinatura foi acompanhada por diversos integrantes da gestão do prefeito Beto Lunitti, entre eles a chefe de Gabinete Fabiana Trento, o assessor jurídico Alexandre Gregório, o assessor de Governo Marcio Antonio Borges, o procurador-geral Mauri Refatti, os diretores de Jornalismo Ricardo Morante e de Gabinete Julia Lazzari, além de servidores municipais, entre eles Salete Simch Heiss, irmã de Afonso.