Reestruturação da Atenção Primária é reconhecida pelo Legislativo Municipal

Publicado: Ter, 25/04/2023 16:23 | Modificado: Qua, 26/04/2023 10:17
  • Reestruturação da Atenção Primária é reconhecida pelo Legislativo Municipal. (Foto: Paulo Torres/Câmara de Vereadores de Toledo)
    Reestruturação da Atenção Primária é reconhecida pelo Legislativo Municipal. (Foto: Paulo Torres/Câmara de Vereadores de Toledo)

 

O trabalho desempenhado pelas equipes do Departamento de Atenção Primária à Saúde da Prefeitura de Toledo ganharam destaque foi reconhecido e homenageado na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Toledo. As gerências das unidades básicas de saúde receberam moções de aplauso por conta do trabalho de coordenação das equipes multidisciplinares. O ato aconteceu na segunda-feira (24) e foi referendado por todos os vereadores e vereadoras do município. 

No momento da entrega, os vereadores Dudu Barbosa e Marcelo Marques destacaram na tribuna a atuação dos homenageados e em seguida a palavra foi passada à diretora de Atenção Primária da Secretaria da Saúde, Tatiana Veiga Rodrigues, a qual lembrou sua atuação na enfermagem e disse estar imensamente feliz. Tatiane reforçou que a conquista é fruto do comprometimento de toda a equipe. “É um reconhecimento importante e motivador. Atualmente, nossas gerências conseguem organizar os fluxos e o atendimento de acordo com cada território e suas características, trabalhando com o cuidado de cada cidadão, e isso se propaga por meio das equipes”, frisou.

A moção de aplausos destaca a dedicação de “tempo, jornada e conhecimento à população, num excelente trabalho, liderando equipes multidisciplinares que aplicam a ciência em saúde com responsabilidade, ética, carinho, amor e muita humanidade”. 

Participaram do ato os enfermeiros e enfermeiras gerentes Gilson Salvador, Aline Hespanhol Goulart, Aline Regina Patrício, Andressa Caroline Silva Gottardi, Bruna Maria Bugs, Claudia Bonifácio Andrade, Dayane Pamela de Souza Bazan, Eunice Manoela de Oliveira, Eveline Bender, Fernanda Mucelini, Gisele Moschen Ortigara, Luiz Ricardo Zanardi Nicolau, Márcia Inês Mallmann Baptista, Marcos Fernando Soares, Naila Teixeira Mendes Cavallini, Rejane Ecker, Thais Schimidt Vitali Hermes, e Volmara Fátima Carminatti. 

Atuação das gerências - A secretária de Saúde de Toledo, Gabriela Kucharski, afirma que o prêmio vem coroar o trabalho desenvolvido pelos profissionais e suas equipes no atendimento ao público. “Por conta da pandemia de coronavírus, tivemos diversos problemas nos fluxos e organogramas, com unidades básicas de saúde se tornando pontos de atendimento exclusivos para pacientes com sintomas gripais, realocamento de profissionais para outros setores, entre outras medidas. Isso desconfigurou o trabalho da Atenção Primária no município”, explicou.

Com a vacinação, a menor incidência de casos e o encerramento da vigência da Lei Federal Nº 173/2000, que impedia a convocação de novos profissionais visando aumento do quadro funcional, foram contratados servidores municipais com o intuito da implantação das gerências, responsáveis pela gestão e coordenação das UBS’s. “As nossas gerências são ocupadas por enfermeiros ou enfermeiras por entendermos que é o profissional mais conhecedor das necessidades e dos processos de trabalho. Com isso ele se torna um braço da gestão dentro da unidade”, acrescentou.

Entre as novidades a partir das implementação das gerências está o acolhimento. “Isso tem melhorado muito o atendimento dos pacientes, diminuindo filas e também o tempo de permanência na porta das UBS’s antes de abrir. Acredito que esse fator também tenha motivado a moção de aplauso dos vereadores e vereadoras. Não é preciso mais chegar de madrugada nas filas, pois todos serão acolhidos e atendidos dentro do que os profissionais de saúde avaliam como necessário, seja um agendamento de consulta, uma consulta de enfermagem ou o encaminhamento para atendimento em outro local. Hoje todos saem das unidades com o atendimento conforme a sua demanda”, concluiu. 

Foto: Paulo Torres/Câmara de Vereadores de Toledo