Saúde de Toledo recebe maior frota de veículos da história

Publicado: Ter, 07/02/2023 17:35 | Modificado: Qui, 09/02/2023 20:59
  • É a primeira vez que a frota da Secretaria de Saúde recebe um quantitativo tão expressivo de ambulâncias e carros para transporte de passageiros
    É a primeira vez que a frota da Secretaria de Saúde recebe um quantitativo tão expressivo de ambulâncias e carros para transporte de passageiros
  • É a primeira vez que a frota da Secretaria de Saúde recebe um quantitativo tão expressivo de ambulâncias e carros para transporte de passageiros
    É a primeira vez que a frota da Secretaria de Saúde recebe um quantitativo tão expressivo de ambulâncias e carros para transporte de passageiros

 

Cuidar da saúde da população é um esforço que requer várias frentes de trabalho. E todas elas são importantes, desde uma boa equipe de trabalho, gestão de recursos, medicamentos, exames de diagnóstico, tratamentos, ações preventivas e tantas outras. Da mesma forma, investir na atualização de uma boa frota proporciona mais agilidade, segurança para o transporte de pacientes e equipe, bem como um rendimento maior das demandas existentes na área de logística. 

Na próxima sexta-feira (10), acontecerá um ato às 10h30 no Parque Ecológico Diva Paim Barth, para marcar a entrega de 8 ambulâncias novas para a Secretaria Municipal de Saúde de Toledo (SMS), mais três vans para transporte de passageiros e outros dois veículos para o Departamento de Epidemiologia realizar ações de combate às endemias. 

É a maior renovação de frota de veículos da história da SMS. São mais de R$3,2 milhões de investimentos, sendo que mais de R$ 1,6 milhão são provenientes de recursos próprios. Além da compra direta, existem convênios oriundos de emendas parlamentares no Estado e na União. 

O esforço coletivo da União, Estado e município garantiu o maior investimento que Toledo já recebeu na frota da saúde. Uma carreata saindo da prefeitura às 9h de sexta-feira (10) passará pelo centro da cidade para marcar esse momento histórico. Além da Saúde, também serão entregues veículos para a Cozinha Social, Secretaria da Cultura, Secretaria da Educação, Meio Ambiente, Esportes e para a Empresa de Desenvolvimento Rural e Urbano de Toledo (Emdur). 

“Os servidores do Setor de Transporte começaram o ano de 2023, recebendo o reconhecimento da dedicação e comprometimento do trabalho que executam diariamente.  Estamos recebendo com frequência elogios dos pacientes pela Ouvidoria do SUS. Com a chegada destes novos e bem equipados veículos, com certeza, a população ficará ainda mais satisfeita e os motoristas da saúde realizarão os traslados com a qualidade e segurança que sempre almejam. Esse investimento se baseia na luta da efetivação dos princípios do SUS, a garantia de atenção à saúde ao cidadão, por meio do acesso a todos os serviços públicos de saúde de acordo com a complexidade que cada caso requeira, sendo atendido conforme suas necessidades”, avaliou a diretora de Gestão, Tatiani Guzzo.

Curiosidades - Segundo a Central de Transportes da SMS, foram transportados 30.028 passageiros / pacientes pela Saúde de Toledo no ano de 2022. As ambulâncias da Secretaria de Saúde rodaram 562.258 km nesse período. Isso equivale a 14 voltas completas ao mundo. Cada ambulância rodou, em média, 52.220 quilômetros. Foram 9.600 deslocamentos e 15.690 pacientes transportados pelas ambulâncias para realizar exames e consultas, além de realizar altas durante todo o ano. Uma Renault Master, ano 2015, é a campeã de quilometragem, com 501.726 km’s rodados. 

Vans de passageiros - A quantidade de quilômetros rodados pelas vans da SMS em 2022 foi de 91.700 quilômetros. Uma média de 30.600 km’s para cada veículo. A quantidade de passageiros transportados pelas vans durante o ano foi de 13.178. A van com maior quilometragem é uma Renault Master, ano 2017, com 167.000 km’s rodados. 

Emendas - Entre os veículos que serão entregues, para as diversas secretarias, houve a participação, por meio de emendas parlamentares dos deputados estaduais Douglas Fabrício, Márcio Pacheco, Ademir Bier e Luiz Cláudio Romanelli, além de emendas do deputado federal Sérgio Souza.