A Secretaria Municipal de Saúde anunciou nesta segunda-feira (20) a vacina bivalente contra a Covid-19 para todos os grupos prioritários, conforme as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. O Departamento de Vigilância em Saúde vai seguir a nota técnica encaminhada aos estados e municípios. Todas as unidades básicas de saúde da área urbana irão realizar a vacinação. Já no interior, as doses serão realizadas conforme agendamento.
Esta nova vacina protege contra cepas atualizadas do coronavírus, incluindo a variante Ômicron. “Essa vacina tem uma proteção ampliada sendo eficaz contra cepas que já circularam em nosso meio e as que estão ativas neste momento. Ela segue o mesmo raciocínio da vacina contra Influenza (gripe) que é atualizada anualmente”, comentou a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski.
A enfermeira responsável pelo Setor de Epidemiologia, Cleunice Sarturi, reforçou que neste momento todas as pessoas incluídas nos grupos prioritários já podem acessar o imunizante (conforme a lista abaixo). “Vamos vacinar os grupos prioritários elencados, seguindo rigorosamente todas as orientações técnicas como sempre foi feito em Toledo. Vale ressaltar que a pessoa para ter direito a esta nova vacina precisa já ter tomado duas doses anteriores e ter um prazo de quatro meses desde a última aplicação”, explicou.
Grupos com direito à bivalente
Idosos com 60 anos e mais;
Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP), a partir de 12 anos, abrigados e seus trabalhadores;
Imunocomprometidos (a partir de 12 anos de idade);
Gestantes e puérperas;
Trabalhadores da saúde;
Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade);
População Privada de Liberdade e Adolescentes em Medidas Socioeducativas;
Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.