A Unidade Central de Produção de Alimentos (Cozinha Social) iniciou, na última semana, o Projeto Visita na Cozinha com o intuito de aproximar a unidade da população atendida. A atividade é desenvolvida pela equipe de nutrição do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional e envolve todos os servidores municipais e demais profissionais do setor. A primeira turma a interagir com os trabalhadores e conhecer as estruturas integrantes da Cozinha Social foram os alunos do 1º ano da Escola Municipal Arsênio Heiss, do Jardim Porto Alegre.
Quem recebeu as crianças foi a equipe de nutricionistas do Departamento. De acordo com a Fernanda Manzatti Galvão, uma das responsáveis pela alimentação escolar, trazer as crianças para conhecer o local e os colaboradores que preparam suas refeições é uma ação voltada à conscientização da comunidade escolar quanto à importância da alimentação servida. “Aqui elas puderam sentir o carinho e o cuidado que se tem na preparação dos alimentos”, disse. “Além da oportunidade de conhecer, essa ação cria laços com as crianças para as quais nossa equipe trabalha”, completou o diretor de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Carlos Bazei.
E se para os pequenos estudantes o momento foi especial, para quem se dedica a produzir os alimentos a visita foi emocionante. A cozinheira Claudia Maria Massola afirmou ficar mais motivada por conta dos elogios feitos pelas crianças. “É muito bom este reconhecimento e isso nos dá mais ânimo para continuar preparando os alimentos com carinho”, reforçou. Durante o ‘tour’, foram conhecidos setores como cozinha, padaria, açougue, câmaras frias e o estoque. Também foram proporcionados momentos para que os visitantes pudessem mexer uma panela e na padaria trabalhassem com uma massa de pão.
Para a diretora da Arsênio Heiss, Fátima Cardoso, a ação foi surpreendente e os alunos puderam conhecer os profissionais que preparam as refeições recebidas diariamente na escola. “Elas compreenderam a importância da alimentação saudável, a forma como o alimento é preparado, como os produtos são armazenados e exploraram todos os espaços da Cozinha”. Pela curiosidade dos alunos e as interações, a diretora afirmou que a experiência ficará na memória de todos.
O trabalho prevê duas visitas por semana e grupos que se interessarem devem agendar diretamente com a Cozinha Social. As nutricionistas do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, Denise Gomes Hoffmann, Fernanda Manzatti Galvão, Maria Isabel Bonaldo, Simoni Raquel Abitante, Tiely Miranda Pedroso, Tharles Marcelo Setti, Vanesa Gesser Correa e Wleizieli Butke, acompanharão as atividades de forma escalonada.