Deptrans realoca equipamento de controle de velocidade

Publicado: Ter, 23/05/2023 14:01
  • Deptrans realoca equipamento de controle de velocidade
    Deptrans realoca equipamento de controle de velocidade
  • Deptrans realoca equipamento de controle de velocidade
    Deptrans realoca equipamento de controle de velocidade

 

O Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans) está realizando a troca de local de um de seus radares. Nos próximos dias deverá ser concluída a transferência do equipamento, que estava instalado na Avenida Cirne Lima, próximo ao Ginásio de Esportes Aldanir Ângelo Rossoni (Antigo CCR), para a Avenida José João Muraro, trecho em frente a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur).

A mudança foi motivada pela diminuição de registros de excesso de velocidade e, consequentemente, de acidentes na região do Jardim Coopagro. “Não tínhamos mais ocorrências, pois o radar tem esse caráter de fazer com que os condutores se habituem a reduzir a velocidade no ponto onde está instalado”, explicou o engenheiro de tráfego do Deptrans, Fabiano Leite Faria. 

Durante a apuração da matéria, o diretor foi informado sobre um acidente com vítima no novo ponto que será monitorado, fato que corrobora com a demanda por providências visando um controle da velocidade na região. “São por situações como esta que estamos procedendo a realocação deste equipamento”. 

Outro ponto importante destacado por Fabiano é que a opção pelo radar evita obstáculos como lombadas ou travessias elevadas, pois esse tipo limitador de velocidade traz problemas para os veículos de urgência e emergência e de forças de segurança e também para o cidadão comum. “A lombada penaliza 100% dos condutores. Já o radar traz problemas apenas para os infratores, evitando notificações a quem respeita os limites de velocidade, além de não causar danos aos veículos”, completou.

O equipamento será aferido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) na próxima segunda-feira (29). Após a aprovação do órgão, o equipamento entrará em operação, o que deve acontecer na terça-feira (30).