Investimentos em sinalização viária se traduzem em redução de acidentes

Publicado: Qua, 26/04/2023 08:14 | Modificado: Qua, 26/04/2023 10:05
  • Em 2021 e 2022 Toledo recebeu mais de 227.350 m² de reforço na sinalização horizontal e 4.200 sinalizações verticais e redutores, faixas elevatórias e semáforos
    Em 2021 e 2022 Toledo recebeu mais de 227.350 m² de reforço na sinalização horizontal e 4.200 sinalizações verticais e redutores, faixas elevatórias e semáforos

 

A Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria Municipal de segurança e mobilidade urbana (SSMU), tem como premissa trabalhar pela segurança daqueles que integram o trânsito no município. E, no intuito de melhorar cada vez mais a sinalização e acessibilidade no trânsito em prol dos usuários, o trabalho do Departamento de Trânsito (Deptrans) segue por toda a cidade.

Uma dessas mudanças e melhorias na vida urbana é a sinalização de trânsito que a cidade tem recebido nos últimos meses. Em 2021 e 2022 foi realizado reforço da pintura de vias (marcações horizontais) de quase 227.350 metros quadrados de ruas e avenidas. Na sinalização vertical, por sua vez, houve o reforço de quase 4.200 sinalizações verticais, além de implementação e manutenção de redutores de velocidades, faixas elevatórias, defensas metálicas e semáforos, totalizando um investimento de R$ 5,199 milhões, o que inclui melhorias em regiões escolares, as quais também receberam uma atenção especial, reforçando a sinalização em prol dos alunos e daqueles que compõem o ambiente escolar. 

As intervenções promovidas na sinalização viária de Toledo pelo Deptrans têm o objetivo de assegurar condições de fluidez e de segurança nas vias, em consonância com o que estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). De acordo com esta lei, vias urbanas sinalizadas informam e orientam os usuários na circulação diária pelas ruas e avenidas, o respeito à sinalização, placas, inscrições nas vias, sinais luminosos, gestos, entre outros, compõem a sinalização de trânsito garante um trânsito mais organizado e seguro para os condutores e pedestres do município.

De acordo com o prefeito Beto Lunitti, sua gestão tem tratado a segurança no trânsito como prioridade. “A prefeitura segue investindo firme em sinalização, para, assim, diminuir o número de acidentes. As faixas de pedestres são extremamente importantes, pois garante a segurança das pessoas que estão realizando a travessia, da mesma forma as demais sinalizações horizontais e verticais que compõem as regras e normas de circulação por parte dos veículos e pedestres, intensificando os serviços de sinalização e contemplando vários pontos críticos com riscos de acidentes pelo nosso município”, observa.

 

Menos acidentes

Os investimentos em segurança viária estão se traduzindo em redução de acidentes com vítimas. De acordo com dados da unidade local do Corpo de Bombeiros, corporação que realiza 100% das ocorrências com esta natureza, houve uma redução de 3,7% na quantidade de atendimentos no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2022 (312 ante 324). 

Segundo o titular da SSMU, Christian Guilherme Goldoni, o trabalho de fiscalização realizado pela Guarda Municipal tem contribuído para esta queda. “Ao mesmo tempo em que investimentos na sinalização são promovidos, nossa equipe está nas escolas, num trabalho de formação junto às crianças sobre segurança no trânsito, por meio do Educatrânsito, mas também estão nas ruas, agindo de forma educativa e multando condutores que são vistos cometendo infrações”, pontua.