Maio Amarelo: abertura oficial terá demonstração de desencarceramento de vítima

Publicado: Sex, 12/05/2023 16:28
  • As ações da campanha de prevenção e segurança no trânsito deste ano tem como tema “No trânsito, escolha a vida”
    As ações da campanha de prevenção e segurança no trânsito deste ano tem como tema “No trânsito, escolha a vida”

 

A Praça Willy Barth, no centro de Toledo, será palco neste sábado (13) das ações que marcam a abertura oficial da Campanha Maio Amarelo, realizada para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A cerimônia está marcada para iniciar às 8h30 e contará com diversas autoridades e corporações ligadas direta ou indiretamente ao trânsito. Uma delas é o Corpo de Bombeiros, que fará uma demonstração de desencarceramento de vítima grave.  

O coordenador de Educação para o Trânsito, Valdemir Domingues Fernandes Ladeia, informou como deve acontecer a ação educativa deste sábado. “Conseguimos dois carros ‘sucatas’ com a M2 Comércio de Peças Usadas para serem utilizadas pelo Corpo de Bombeiros para montar o cenário de um acidente ali no Largo São Vicente, em frente à agência dos Correios. Em um determinado momento os Bombeiros serão acionados para atender a ocorrência. Nessa atividade irão encenar um desencarceramento das vítimas que teriam ficado presas nas ferragens”, explica Ladeia. 

As ações da campanha Maio Amarelo deste ano tem como tema “No trânsito, escolha a vida” e estão acontecendo desde o início do mês por meio de palestras e Blitze educativas. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. A intenção da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU) é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

A cada ano, durante o mês de maio, se traz um tema para reflexão. Nestes 10 anos, muitas foram as mensagens, o que elas têm em comum é lembrar sempre que isso é um grande problema social, mas a solução está em cada um de nós. E nesse ano, o verbo “escolher” é o foco principal. A Campanha do Movimento Maio Amarelo destaca o poder de cada cidadão no cuidado com vidas em trânsito.