Na sexta-feira (06) os agentes da gestão da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU), entre eles o secretário da pasta Christian Guilherme Goldoni, participaram de uma reunião para discutir os avanços em relação ao Plano de Governo aprovado pela população. O encontro aconteceu na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito. Foram analisadas as iniciativas já realizadas e as que ainda devem ser colocadas em prática no segundo biênio.
A discussão sobre o ‘Toledo é + Seguro!’ baseou-se no conjunto de ações propostas com o objetivo de reduzir a violência e a criminalidade no município, tendo como foco a gestão compartilhada entre os órgãos federados e a sociedade, por meio de ações diversificadas e a criação de canais de participação popular, por meio de conselhos, entidades e associações, além consolidar da Guarda Municipal (GM) de Toledo e desenvolver projetos para envolver as comunidades.
Um dos avanços foi em relação à formação e qualificação dos agentes da guarda municipal, ação que dá continuidade do processo para o armamento da GM. Tal frente faz parte do planejamento de melhorias nas condições de trabalho da categoria e para tanto os agentes passaram pelo Curso de Formação Profissional de Guardas Municipais (CFPGM) e foram certificados pela Escola de Formação de Oficiais - Academia Policial Militar do Guatupê. “Esse curso tornará ainda melhor o atendimento prestado pela corporação aos nossos cidadãos, que precisam se reconhecer nesta farda azul e isso, felizmente, está acontecendo. Da nossa parte, estamos trabalhando para dar todas as condições para os agentes terem as melhores condições de trabalho e segurança”, assegura o prefeito Beto Lunitti.
Outro ponto abordado foi o videomonitoramento, ação que vai ser potencializada. “Temos o compromisso de 40 pontos de videomonitoramento, além das câmeras OCR, uma tecnologia que ajuda os órgãos de segurança e fiscalização do trânsito a monitorar e analisar imagens, verificando em tempo real ilegalidades diversas como veículos roubados ou furtados, documentação irregular e placas clonadas”, explicou Lunitti. Atualmente, funcionando e em fase de instalação, são 34 câmeras. Além disso, o município gradativamente trabalha na implantação da Muralha Digital, serviço que vai conectar câmeras de videomonitoramento de estabelecimentos parceiros, prédios públicos e de outras naturezas, criando um amplo banco de imagens para uso dos órgãos de segurança.
Também foi tratada o desenvolvimento atividades de Educação para a Paz nas Escolas Municipais, a exemplo do que já acontece com o Educatrânsito e o K9 (Canil Municipal), por meio de palestras escolares envolvendo diretores, professores, pais e alunos para discutir os problemas enfrentados na comunidade escolar. “Também realizamos pesquisas para identificar situações de bullying, ronda no entorno das escolas como forma de coibir e prevenir delitos e promover diálogos entre a comunidade escolar e os responsáveis pelos órgãos de segurança pública para que se evitem conflitos no ambiente escolar”, disse Goldoni.
Mobilidade Urbana - Os investimentos na sinalização horizontal e vertical das ruas e avenidas, na sede e nos distritos, para garantir melhor trafegabilidade e segurança para os condutores e pedestres. Investimentos também em semáforos, com o sincronismo e a instalação de sinalização luminosa para pedestres em pontos de grande circulação também estão sendo realizados.
A melhoria na infraestrutura das ciclovias e ciclofaixas existentes e a implantação de novas vias para bicicletas nas principais ruas e avenidas, proporcionando a ligação entre bairros, centro e distritos, estiveram na pauta. Campanhas e programas de educação voltados para o ciclista e pedestre, com o intuito de conscientizar e sensibilizar sobre as normas de circulação e cuidados ao trafegar pelos espaços públicos também foram tratados e devem ser continuados. Avanços em prol do transporte coletivo urbano, como o Passe Social, a integração de rotas fora dos terminais, redução no valor de passagem e a nova licitação para o transporte coletivo urbano foram discutidos.
Ao final, o prefeito Beto Lunitti, disse que a GM é uma caixa de ressonância da população, a exemplo do que é a Saúde e a Educação. “Queremos avançar em relação ao contato com a comunidade, melhorando nossas relações, quero todo o processo de armamento, pois vocês se qualificaram, da mesma forma que a Polícia Militar, e hoje a corporação é competente para tal situação”. Além disso, Beto ainda lembrou a estruturação da Defesa Civil, algo importante para auxiliar os cidadãos e cidadãs em situações emergenciais das mais diversas naturezas.