Florir Toledo

Publicado: Qui, 06/10/2022 16:12 | Modificado: Qui, 27/10/2022 14:13

OBJETIVO GERAL:

 

O Projeto Florir Toledo é um programa de fortalecimento comunitário que tem como público-alvo adolescentes em situação de vulnerabilidade.

O projeto capacita profissionalmente os jovens participantes com ações ativas para a proteção do meio ambiente, incentivando o protagonismo juvenil e fomentando o desenvolvimento social e econômico dos mesmos.

Entre as atividades relacionadas à especialização ambiental, os alunos aprendem o processo de preparação da terra, germinação, transplante de mudas e ajardinamento. Realizam plantio de mudas, participam de atividades de sensibilização junto à comunidade e auxiliam na confecção de material de divulgação a respeito da preservação ambiental.

Cursos, eventos, seminários, encontros e reuniões com temas a respeito de meio ambiente e qualidade de vida também acontecem periodicamente.

Além do foco ambiental, o programa oferece diversas atividades recreativas, culturais, pedagógicas e esportivas que são fundamentais para o desenvolvimento social dos adolescentes.

As atividades propostas acontecem em dois turnos vespertino e matutino  e ampliam a formação dos jovens como lideranças ambientalistas ao incentivar e aprofundar o debate sócio ambiental com foco em políticas públicas e de fortalecimento dos seus espaços de atuação.

As capacitações abordam a geração de renda, proporcionam melhoria do desenvolvimento escolar e do convívio com as diferenças, através da convivência dos jovens de diferentes bairros da cidade.

 

O projeto reúne cerca de 50 jovens ao ano, divididos nos turnos da manhã e da tarde. É prioridade o envolvimento das famílias em todas as atividades.

 

As comunidades são mobilizadas por meio de escolas, centros de saúde, associações de bairros e grupos organizados para que os jovens se tornem centros efetivos de atenção para a sensibilização em relação às questões abordadas.

Em suma, o Programa Florir Toledo diferencia-se de outras iniciativas de educação sócio-profissional e de projetos alternativos que têm sido propostos, ao se afastar da formação profissional típica, centrada no treinamento para o exercício de uma ocupação. Amplia os horizontes da capacitação, preparando seus participantes para uma ampla gama de possibilidades e para uma atuação cidadã com espaço para percepção das relações humanas e com o planeta. 

OBJETIVO ESPECÍFICO:

Complementar as ações da família e comunidade;

Assegurar espaços de referencia para o convívio grupal;

Possibilitar a ampliação do universo informacional

Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;

Possibilitar a ampliação do universo artístico e cultural e estimular o desenvolvimento de potencialidades;

Despertar as habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã; estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competência para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; contribuir para inserção e permanência no sistema educacional;

Incentivar e aprofundar o debate sócio ambiental com foco em políticas públicas, deflagrando um processo de formação de jovens e de fortalecimento dos seus espaços de atuação;

Ampliar a formação de jovens como lideranças ambientalistas;

Mobilizar, motivar e cativar os jovens para a participação e para o   comprometimento nas atividades sócio-educativas propostas pelo projeto;

Conhecer o processo de preparação da terra, germinação, transplante de mudas e ajardinamento;

Realizar atividades de plantio de mudas e sensibilização junto à comunidade;

Participar em eventos, seminários, cursos, encontros e reuniões com temas a respeito de meio ambiente e qualidade de vida;

Auxiliar na confecção de material de divulgação a respeito da preservação ambiental;

Desenvolver atividades pedagógicas e de reforço escolar aos participantes do projeto;

Envolver as famílias dos jovens em todas as atividades do projeto;

Mobilizar as comunidades por meio de escolas, centros de saúde, associações de bairros, grupos organizados de maneira que os jovens se tornem centros efetivos de atenção para a sensibilização em relação às questões ambientais;

Assegurar o acesso de todos os jovens a educação, sempre que apropriado, oferecendo estruturas de ensino alternativo, assegurando que o ensino reflita nas necessidades econômicas e sociais dos jovens;

Articular o programa com as ações e serviços de assistência social desenvolvidos nos Centros de Referência e Assistência Social - CRAS, que referenciam o serviço;Possibilitar a apropriação de informações sobre os programas e serviços, decorrentes de políticas públicas, nas áreas de cultura, direitos humanos e sócio-assistenciais, esporte e lazer, saúde, meio ambiente, trabalho e educação, que são desenvolvidos nos bairros e nas regiões de moradia dos jovens e facilitar o acesso a esses serviços;

Identificar diferentes visões sobre o tema “meio ambiente”, estimulando um olhar crítico dos jovens e provocando-os a perceberem como o tema está presente em seu cotidiano.

 

AÇÕES REALIZADAS:

 

Atividades Individuais e grupais de esporte (natação, capoeira, futsal, basquete, vôlei...), cultura (aulas de musica, flauta e violão) recreação, lazer, meio ambiente, alem de momentos pedagógicos, a fim de proporcionar o desenvolvimento da consciência de preservação e uso racional dos recursos naturais do meio ambiente.

 

Capacita os adolescentes envolvidos no Projeto com ações ativas na proteção do meio ambiente, fomentando os desenvolvimentos econômicos, sociais e de geração de renda, além de proporcionar melhoria do desenvolvimento escolar e no convívio com as diferenças, através da convivência dos jovens de diferentes bairros da cidade.

 

PÚBLICO ALVO

A população beneficiária do projeto corresponde à adolescentes de 13 a 17 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, risco pessoal e social, com prioridade à famílias com renda de Cad único.

 

BOLSA AUXÍLIO

 

Oferece bolsa - auxilio no valor de R$ 120,00 conforme Lei Municipal.  

 

ENDEREÇO / CONTATO

Endereço: Rua Corbelia, 830 Jardim Santa Maria, Toledo - PR.

 

Telefone: (45) 3379 1588

e-mail: florirtoledo@toledo.pr.gov.br ou florirtoledo@hotmail.com

 

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO:

 

Os atendimentos aos adolescentes são realizados der segunda a sexta-feira, nos períodos:

Manhã: 08:00 às 11:30h

Tarde: 13:30 às 17:00h

 

ATENDIMENTOS

 

São 50 adolescentes atendidos em 2 (dois) coletivos de 25 adolescentes cada, com atividades diárias.