Na manhã desta segunda-feira (19), servidores do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Iraci de Souza Batista, na região da Grande Pioneiro, participaram de uma palestra promovida pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas I). A ação integra a campanha nacional “Maio Laranja”, que visa conscientizar e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Conduzido pela assistente social Fábia Aline Scaravonatto e pela psicóloga Paula Danielle Lopes, o encontro abordou aspectos legais, sociais e emocionais relacionados à prevenção e ao combate da violência contra crianças e adolescentes. “Foi um momento de troca, aprendizado e reafirmação do nosso compromisso com a infância. Educadores e integrantes da rede de apoio saíram ainda mais sensibilizados sobre a importância de escutar, acolher e agir, pois garantir a segurança das nossas crianças é um dever coletivo”, ressalta Tatiana Stahl, diretora do Departamento de Proteção Social Especial/Média Complexidade da Secretaria Municipal de Assistência Social. “A atividade também teve como objetivo ampliar a percepção dos profissionais da educação e fortalecer os vínculos entre os diferentes atores envolvidos, reforçando que a proteção deve ser construída com a participação do poder público, das instituições e da sociedade em geral”, completa.
Neste ano, o lema da campanha Maio Amarelo é “Esquecer é permitir. Lembrar é combater”, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado no último domingo (18). A data faz memória à Araceli Crespo, menina de oito anos brutalmente assassinada em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), após sofrer sequestro e violência sexual – o caso tornou-se símbolo da luta pela proteção das crianças e adolescentes no Brasil.
As atividades do Maio Laranja terão sequência no próprio Cmei Iraci de Souza Batista nesta semana. Na quinta-feira (22), às 9h, será a vez das crianças do período matutino participarem de ações lúdicas e educativas sobre o tema. Já as do período vespertino terão programação semelhante na sexta-feira (23), a partir das 14h30.
Idosos – A mobilização também alcançará outros públicos. Ainda na sexta-feira (23), às 9h, o Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi) Dr. Ernesto Dal’Oglio, no Jardim Coopagro, receberá a palestra “Protegendo nossas crianças e adolescentes”, ministrada pelo assistente social Luis Cassio Oliveira Junior. A atividade será repetida no dia 6 de junho, também às 9h, no Certi Dr. Wilson Carlos Kuhn, na Vila Pioneiro.