As pré-conferências de Assistência Social são espaços para que a população compreenda melhor as ações que são realizadas pelo poder público, além de poder questionar e sugerir melhorias nas diversas formas de atendimento ao cidadão. Os assuntos são divididos em cinco eixos: Financiamento; Controle Social; Articulação dos Segmentos; Serviços, Programas e Projetos; Benefícios e Transferência de Renda. Toda a organização e realização das pré-conferências ocorrem em parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).
A SMAS divulgou o calendário de pré-conferências de acordo com cada região da cidade. Ao todo, serão realizadas oito pré-conferências no mês de maio, envolvendo os territórios urbano e rural, visando amplo debate sobre a Política de Assistência Social.
“O objetivo das pré-conferências é promover momentos de debate acerca da Política de Assistência Social e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), momento de avaliar e propor visando os avanços necessários. As propostas serão debatidas e deliberadas na Conferência Municipal e algumas encaminhadas para Estadual e Nacional. O processo das conferências é um dispositivo constitucional para a ampla participação da sociedade em relação ao controle social das políticas públicas nas três esferas de governo. Qualquer pessoa que tenha interesse em discutir a política pública pode participar. Seja população usuária da política, sociedade civil, trabalhadores do SUAS, gestores, todos e todas podem e devem participar”, explicou a secretária de Assistência Social, Solange Fidelis.
Para participar, basta ir em alguma pré-conferência. Se houver interesse, também pode se inscrever como delegado (representante) para participar posteriormente da 15ª Conferência Municipal de Assistência Social a ser realizada no dia 30 de junho no Anfiteatro do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen), tendo como tema central: “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos", que também é realizada juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social.
Segue a relação do calendário das pré-conferências:
- CRAS I – dia 16 de maio de 2023 às 13h30 no CERTI Pioneiro;
- CRAS II – dia 10 de maio de 2023 às 09h no Salão Comunitário Bela Vista;
- CRAS III – dia 24 de maio de 2023 às 13h30 no CERTI Coopagro;
- CRAS IV – dia 11 de maio de 2023 às 13h30 na Unidade Social São Francisco;
- CRAS V – dia 11 de maio de 2023 às 09h no CEU das Artes;
- CRAS VI – dia 31 de maio de 2023 às 09h00 no Salão Comunitário de Novo Sarandi;
- Trabalhadores do SUAS – dia 26 de maio de 2023 às 13h30 no Auditório Acary
Oliveira, anexo à Prefeitura Municipal de Toledo;
- Pré-Conferência livre, online, via Google Meet – dia 30 de maio de 2023 às 19h30.