Toledanos poderão apadrinhar crianças e adolescentes em acolhimento institucional

Publicado: Ter, 25/04/2023 11:08 | Modificado: Ter, 25/04/2023 16:24
  • Toledanos poderão apadrinhar crianças e adolescentes em acolhimento institucional
    Toledanos poderão apadrinhar crianças e adolescentes em acolhimento institucional

 

A Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), organizou para esta quarta-feira (26), às 8h30, o lançamento o Conviver Afetivo, o projeto que integra o Programa de Apadrinhamento que envolve órgãos governamentais e sociedade civil, com o objetivo de garantir o direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional no município. A cerimônia será realizada no Auditório Acary de Oliveira, no Paço Municipal Alcides Donin.

Em 2021, foi iniciada a primeira modalidade, o Conviver Colaborador, destinado a crianças e adolescentes, contando com pessoas físicas ou jurídicas da comunidade, que se dispuseram a serem madrinhas e padrinhos colaboradores, por meio de um trabalho voluntário, via contribuição em dinheiro em conta judicial que só poderá ser movimentada mediante alvará judicial, custeio de atividades de formação educacional e profissional, ou via prestação de serviços nas áreas artística, cultural, saúde, esportes, saúde, estética, pedagógica, psicológica, recreativa ou acompanhamento a pais e familiares. 

Já no formato que será apresentado agora, o Conviver Afetivo, é destinado apenas às crianças e adolescentes acolhidas e em situação de processo judicial de destituição do Poder Familiar, com o objetivo de desenvolver estratégias e ações que possibilitem e estimulem a construção e manutenção de vínculos afetivos individualizados com os padrinhos e madrinhas voluntários. 

“Esses padrinhos e madrinhas serão previamente selecionados e preparados, ampliando a rede de apoio afetivo, social e comunitário para além do acolhimento institucional”, explicou a diretora da Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Marília Borges Leite.

O evento contará com a presença de diversas autoridades, entre elas o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt e representantes de órgãos ligados à Assistência Social no município.