No dia 4 de setembro às 8h o Centro da Juventude (CJU) do Jardim Europa receberá a 1ª Conferência Municipal dos Direitos Humanos de Toledo. O evento tem como objetivo principal promover o debate democrático sobre os direitos humanos do município, ampliando a participação social, avaliando as políticas já existentes e construindo propostas que fortaleçam a garantia de direitos à igualdade e o respeito à diversidade.
O público-alvo do evento inclui lideranças comunitárias, representantes de conselhos, entidades da sociedade civil organizada, servidores públicos, estudantes, pesquisadores, movimentos sociais e a população em geral interessada no tema.
“A expectativa é que possamos reunir cerca de 70 participantes, garantindo representatividade de diferentes segmentos sociais. Assim, sendo fundamental para: estimular o diálogo entre sociedade civil e poder público; ajudar a identificar desafios locais relacionados à defesa dos direitos humanos; possibilitar a criação de propostas para políticas públicas mais inclusivas e eficazes e reforçar o compromisso do município com a equidade, a justiça social e a cidadania”, frisou a diretora de Políticas de Cidadania e Desenvolvimento Humano, Cristina Becker.
Durante a conferência serão trabalhados temas centrais ligados aos direitos humanos, como a igualdade racial e combate ao racismo; direitos da pessoa idosa, da juventude e da infância; enfrentamento à violência contra mulheres e população LGBTQIAPN+; direitos da pessoa com deficiência e o fortalecimento da institucionalidade e participação social.
“Além dos debates em grupos de trabalho, a programação contará com palestra magna da advogada Jessica Cristina Munevek Vacari, que tem se dedicado na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e a transformar o juridiquês em uma linguagem simples, a fim de que todos possam conhecer e exercer seus direitos. Também estão previstas falas de representantes de órgãos públicos e lideranças locais.", concluiu Cristina.