Jovens atendidos pelos Centros da Juventude (CJU) de Toledo e alunos do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen) assistiram, nesta segunda-feira (25), ao espetáculo teatral Para Não Morrer, no Teatro Municipal. A peça retrata lutas históricas de mulheres contra a opressão, e que foram esquecidas.
O monólogo é interpretado pela atriz Nena Inoue e tem como base a obra Mulheres (1997), de Eduardo Galeano. A apresentação integra um projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura do Governo Federal.
O assunto vai ao encontro do tema “Agosto Lilás”, promovido pela Secretaria da Mulher, e que realiza diversas ações de conscientização em relação à violência contra a mulher. “Para nós foi uma oportunidade muito boa, porque durante todo o mês de agosto nós trabalhamos esse tema com os jovens. Esse tema é de suma importância”, destacou a educadora do CJU Coopagro, Vera Lucia dos Santos, que acompanhou os jovens no espetáculo.
Vera ressaltou que os jovens do CJU gostam de atividades externas para sair um pouco do espaço, além de poderem interagir com outras pessoas. Mas a educadora enfatiza que, apesar de ser muito importante, a violência contra a mulher é um tema sensível. “Nós nos baseamos muito em estatísticas e exemplos que aconteceram próximo do nosso CJU. É muito triste, mas a gente trabalha isso com eles porque é necessário. Muitos vêm de famílias carentes, e até mesmo porque têm irmãs, mães, parentes e mulheres da convivência do dia a dia, e sempre primando pela conscientização deles”, concluiu.