Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social visita projeto Para-Beach Tennis

Publicado: Seg, 26/05/2025 11:31
  • Projeto visa desenvolver um trabalho inclusivo e social, para que pessoas com deficiência pratiquem o esporte de maneira saudável
    Projeto visa desenvolver um trabalho inclusivo e social, para que pessoas com deficiência pratiquem o esporte de maneira saudável

 

Na última quinta-feira (22), uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social: Infância, Juventude, Pessoa Idosa e Família (SDHS) visitou o projeto Para-beach Tennis de Toledo, que é apoiado pela Secretaria de Esportes e Lazer por meio do programa Esporte Cidadão. O objetivo foi conhecer o projeto, inédito no Paraná, e sua estrutura. O grupo foi recebido pelos professores Fábio Bento e Jefferson Machineski e o encontro aconteceu nas quadras do Planeta Sports Indoor, local onde são desenvolvidas as atividades.

A visita foi organizada pela coordenação da Pessoa com Deficiência da SDHS e contou com a presença da coordenadora do setor, Tânia Bilato, além da secretária da pasta, Sheila Maria Rodrigues Delava e da diretora de Políticas de Cidadania e Desenvolvimento Humano, Cristina Becker. “Tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho. Um projeto fantástico, que além de todos os benefícios que o esporte traz, também rompe a barreira do preconceito”, comentou Sheila.

Delava ainda acrescentou que a SDHS se sente honrada em poder incentivar e promover a divulgação do projeto. “Com toda certeza estaremos juntos acompanhando o projeto e divulgando, levando até às pessoas com deficiência a informação sobre esta iniciativa que vem a somar de forma relevante para a inclusão”, frisou.

Conforme o proponente do projeto, professor Fábio Bento, o momento serviu para uma apresentação do Para-Beach Tennis e como a modalidade será aplicada. “Informei às representantes da Prefeitura de Toledo nossa intenção que, primeiramente, é desenvolver um trabalho inclusivo e social. A principal meta, neste momento, é fazer com que as pessoas com deficiência tenham um espaço onde se sintam bem e possam desenvolver uma atividade saudável”, disse.

Bento explicou à comitiva que o Para-beach Tennis de Toledo é o único trabalho em nível estadual a ser desenvolvido a partir de incentivo fiscal por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte). “Conseguimos apresentar uma boa proposta e o Governo do Paraná aprovou nossa iniciativa. Estamos na fase de confecção de uniformes e a busca de pessoas que queiram participar dos treinamentos. A parceria com a coordenação da Pessoa com Deficiência será importante para alcançarmos este público”, esclareceu Bento. 

Estrutura - O projeto conta com profissionais de educação física e as aulas serão realizadas na Planeta Sports Indoor, uma das parceiras da iniciativa. O trabalho será desenvolvido por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte) e também serão parceiros a Sferriê, Unibaby e a Copel.