Toledo lança editais para 2ª etapa do programa Professor Pesquisador

Publicado: Seg, 31/07/2023 16:42
  • Interessados nas 32 bolsas de pós-graduação e duas de mestrado devem fazer leitura atenta dos documentos e entregar documentação na Smed entre 1º e 31/8
    Interessados nas 32 bolsas de pós-graduação e duas de mestrado devem fazer leitura atenta dos documentos e entregar documentação na Smed entre 1º e 31/8

 

A Secretaria da Educação de Toledo (Smed) acaba de lançar os editais referentes aos processos seletivos da segunda etapa do Professor Pesquisador, programa que visa incentivar a pesquisa e a capacitação dos educadores da rede municipal de ensino. Destas, 32 serão para cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) e duas de pós-graduação stricto sensu (mestrado).

Na primeira etapa, 20 professores foram contemplados: 18 com bolsas de especialização, que estão recebendo auxílio de R$ 500,00 por mês pelo período de 12 a 18 meses (conforme duração do curso); e dois com bolsas de mestrado, que poderão ser afastados do trabalho, sem prejuízo de sua remuneração ou da contagem do tempo de trabalho para fins de progressão e aposentadoria, pelo período máximo de 24 meses. Ambos os grupos já estão sendo beneficiados, dentro do período da pós-graduação, com a gratuidade do transporte coletivo urbano concedida por meio do programa “Toledo é + Mobilidade!”. 

Esta política pública encontra-se regulamentada pela Lei nº 2.530/2022, a qual prevê que os candidatos serão avaliados por comissão composta por servidores da Smed que são mestres, doutores e pós-doutores. Critérios como experiência docente, produção acadêmica e projetos de pesquisa serão levados em conta por este colegiado.

Os professores interessados devem fazer a leitura atenta dos editais (ambos publicados na edição desta segunda-feira [31] do Órgão Oficial do Município) para concessão de bolsas para especialização ou mestrado, e entregar a documentação exigida no documento entre 1º e 31 de outubro na sede da Smed (Rua General Rondon, 2195 - Jardim La Salle). O horário de atendimento do órgão é, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.