Fundada em 2016 por dançarinos, B-boys, B-girls, MC’s, poetas e Grafiteiros de Toledo, a Associação de Hip-Hop e Fórum de Dança (AH2T) teve sua Utilidade Pública reconhecida nesta terça-feira (09). O prefeito Beto Lunitti e o vice Ademar Dorfschmidt receberam os representantes da AH2T na Sala de Reuniões da Prefeitura para a sanção da Lei N° 2.581/2023, tornando a Associação de Utilidade Pública.
A Lei é de autoria dos vereadores Gabriel Baierle e Valdomiro Bozó. “Essa é uma forma de expressar nosso reconhecimento pela Associação, que sempre representa e representa muito bem Toledo em competições e apresentações em todo o país e até internacionalmente, a exemplo do torneio que disputaram no México. Por meio do Hip-Hop e das demais modalidades, já mudaram a vida de vários jovens nesses 18 anos de movimento”, declarou o vereador Gabriel Baierle.
O prefeito Beto Lunitti, ao assinar a Lei N° 2.581/2023, reforçou a importância do movimento cultural e da necessidade de existir essa pluralidade de estilos e linguagens. “Isso mostra o respeito pela prática cultural e esportiva que o município tem por todos os integrantes deste grupo”, frisou Lunitti.
“Hoje entendemos que merecemos ser valorizados e que temos potencial, recentemente passamos em vários editais de fomento à cultura. Foram vários projetos executados e percebemos que se tivermos recursos para fazer o que a gente precisa, vamos executar e atender os jovens, que é nosso objetivo. A Utilidade Pública vai abrir portas para participar de editais municipais e realizar os atendimentos com a melhor qualidade possível”, avaliou uma das idealizadoras da Associação, dançarina, professora do estilo hip hop, Fernanda Fetter.
Fetter aproveitou a ocasião para manifestar a necessidade de um espaço adequado para adotarem a prática do grupo e realizarem suas atividades com mais autonomia. “Além das oficinas de dança, também ensinamos marketing digital, administração, a se portar na frente de uma câmera, várias coisas que ensinamos aos nossos alunos que vão ajudar, no futuro, a serem profissionais melhores. Estamos profissionalizando em diversas áreas, não só na artística. Então vamos buscar de alguma forma um espaço que permita avançarmos com esses projetos”, informou Fernanda Fetter.
Entre os alunos, professores e dançarinos presentes na ocasião, também estavam pais de alunos. “Vocês estão realizando um sonho, não só dos alunos e professores, mas também de nós, pais. Nós queremos apoiar cada vez mais o trabalho desse grupo, pois vários jovens já foram tirados das ruas e estão se profissionalizando. Eles são bons de dança e levam o nome de Toledo por onde vão”, externou ao prefeito Ivan Mendes da Silva.
O vice-prefeito Ademar Dorfschmidt manifestou o apoio em todas as decisões do prefeito que venham a contribuir para a valorização do movimento hip hop e também de outros estilos e linguagens presentes no município.