Núcleo Territorial da Grande Pioneiro apresenta demandas ao governo municipal

Publicado: Qui, 19/10/2023 11:10
  • Obras importantes e feira do comércio estiveram na pauta de encontro trimestral ocorrido na manhã desta quinta-feira (19) na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito
    Obras importantes e feira do comércio estiveram na pauta de encontro trimestral ocorrido na manhã desta quinta-feira (19) na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito

 

O Núcleo Territorial (NT) da Grande Pioneiro apresentou diversas demandas a integrantes da administração municipal em encontro realizado na manhã desta quinta-feira (19) na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito. Marcaram presença ao encontro, que está sendo promovido trimestralmente, representantes de diversas empresas, instituições e órgãos públicos instalados naquela região da cidade.

Com o foco na governança local, o NT da Grande Pioneiro faz parte de um trabalho capitaneado pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), que está implantando outros três núcleos: no Jardim Porto Alegre, na Grande Coopagro e no Jardim Panorama. Durante a reunião, encaminhamento de obras importantes e apoio para a feira do comércio do bairro foram tratados entre as partes. 

Entre os projetos mencionados estão a revitalização dos parques dos Pioneiros e do Vale dos Ipês, que ainda não estão em andamento por restrições orçamentárias impostas pela frustração de receitas, fato que está ocorrendo em prefeituras de todo o Brasil. A respeito ainda do Parque dos Pioneiros, o município está elaborando, a partir do que foi definido pela Lei n.º 2.584/2023, um projeto de concorrência pública de concessão à iniciativa privada de quiosques que serão construídos no espaço.

Também foram apresentados detalhes a respeito de obras de fundamental importância que estão no radar do poder público local para a região, como a abertura de uma via que estenderá a Avenida Primeiro de Maio até a Avenida José João Muraro – ligando a Grande Pioneiro ao Jardim Porto Alegre – e a remodelação do Terminal Urbano que atende a região, o que inclui reformas gerais nas instalações, semáforo no cruzamento da Avenida Primeiro de Maio com a Rua Tomás Gonzaga e intervenções de acessibilidade até a porta da Central de Especialidades. Por falar em saúde, também foram dadas informações a respeito dos projetos que viabilizarão a obra da nova unidade básica da Vila Pioneira. “É um projeto grande, com mais de 1.300 metros quadrados de área construída em dois andares. Será um prédio que servirá de modelo para a região e o estado”, comenta o prefeito Beto Lunitti.

Tratada no encontro anterior, a feira do comércio do bairro, que não é realizada desde 2016, voltou a ser debatida. Além do pedido de inclusão do evento calendário oficial do município, a comunidade também solicitou apoio do governo municipal no sentido de viabilizar atrações culturais e também de promover reformas nos banheiros do Centro de Eventos Desireé Refosco, local onde se planeja promover a feira no mês de outubro ou novembro. “É importante este diálogo para termos a exata noção de quais questões são mais relevantes para a comunidade. Vamos dar andamento ao que já foi iniciado e nos planejarmos para atender as demandas que ainda não foram atendidas. Até a próxima reunião, esperamos ter boas novidades para apresentar nesta reunião com o Núcleo Territorial da Grande Pioneiro”, pontua Beto.