Dando continuidade ao “Papo de Gabinete”, série de transmissões ao vivo com representantes do secretariado municipal, o prefeito Beto Lunitti recebeu nesta quarta-feira (21) a titular da Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH), Jennifer Thays Chagas Teixeira. Durante a live, foram apresentadas algumas das muitas ações realizadas em 2022, ano que marcou o início do funcionamento da pasta.
O bate-papo começou justamente pelo caráter integrador e transversal da SMDH – algo que, na opinião do prefeito, representa uma inovação na forma de tratar o assunto em nível regional. “É um órgão com o qual é possível propor e executar políticas públicas para parcelas da população com maior grau de vulnerabilidade social em parceria com outros setores da administração pública, como educação, assistência social e saúde. Estão nestes grupos as crianças, os adolescentes, a juventude, as mulheres, os idosos, as pessoas com deficiência e os imigrantes, por exemplo. Para cada um deles, procuramos oferecer atendimento com a maior qualificação possível”, explica Jennifer.
Infância e Juventude
A partir deste momento, prefeito e secretária começaram a detalhar o que foi feito para os públicos que dispõem de coordenadorias específicas no organograma da SMDH. No âmbito da infância e juventude, Jennifer começou a falar das ações desenvolvidas em conjunto com os dois conselhos tutelares instalados no município (relacionamento que anteriormente era feito via Secretaria de Assistência Social [SMAS]), ocasião em que Beto conclamou os contribuintes de Toledo a destinarem parte do seu imposto de renda devido em favor da Campanha Legal, que beneficia entidades que atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Logo após, os dois começaram a falar das políticas públicas para os jovens de Toledo, que podem usufruir de dois Centros da Juventude (CJUs), espaço que oferece diversas atividades desportivas, culturais e recreativas, além de projetos profissionalizantes, como o Include by Campus Party e o Jovem Empreendedor. “Este ano batemos o recorde histórico de pessoas contempladas e atendimentos realizados. Sem falar no fato de que recebemos o primeiro InterCJUs, realizado em nível regional neste ano, servindo de inspiração para algo do gênero em nível estadual em 2023”, comenta a secretária. “Os Centros da Juventude não são só para as moças e os rapazes se divertirem, também se destinam ao preparo delas para a vida adulta, o que vai acontecer justo num dos momentos mais desafiadores da humanidade, com tudo mudando muito rápido. Por isso, essa capacitação em robótica e programação computacional representa um diferencial, pois dá ao jovem a oportunidade de aprender uma profissão muito bem remunerada, com vagas disponíveis de sobra no mercado de trabalho”, observa o prefeito.
Mulheres
Em se tratando de políticas públicas para as mulheres, empoderamento é a palavra de ordem. “Em parceria com a AgroDesenvolvimento [Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico], elaboramos, nos moldes do programa Jovem Empreendedor, o Mulher Empreendedora. Se no primeiro os participantes nos procuraram em busca de oportunidades, no segundo a busca pelo conhecimento volta-se para a necessidade. Oferecer uma opção para as mulheres ganharem seu próprio dinheiro, as deixa menos expostas aos riscos da violência doméstica, pois muitas têm dificuldade em romper o ciclo da violência em virtude da dependência financeira de seus companheiros”, observa Jennifer. “Uma mulher independente é feita de três coisas: conhecimento, oportunidade e vontade, mas a oportunidade é o mais importante destes fatores; e o governo municipal tem feito o que está ao seu alcance para que as mulheres a aproveitem”, salienta.
O prefeito falou a respeito de algo que contempla tanto jovens quanto mulheres empreendedores. “Para estes públicos, o município propicia, por meio de fundo de aval mantido pela Garantioeste [Sociedade Garantidora de Crédito do Oeste do Paraná], linhas de crédito com juros menores e prazos maiores de pagamento. Dessa maneira, promovemos dignidade e o mínimo de segurança para começos e recomeços”, observa. “Ainda nesta área das políticas públicas para mulheres, estamos avançando, no âmbito da Amop [Associação dos Municípios do Oeste do Paraná], na criação de consórcio regional para serviços de assistência social, e a primeira ação será a criação de casas de acolhimento para mulheres que são vítimas de violência doméstica em municípios da nossa região, o que representará um ganho significativo para Toledo e todo o Oeste do estado”, salienta.
A secretária também falou de outras políticas de proteção às mulheres. Estão entre elas o Projeto Primavera, que oferece dança circular às moradoras da Linha Gramado; o atendimento intermediado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), com equipes especializadas formadas por assistente social e psicóloga a serviço da SMAS; o projeto “Pequenas conversas, grandes transformações”, realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), que trata, especialmente, da prevenção e da conscientização das crianças.
Idosos
Pensando na “turma da melhor idade”, a SMDH buscou realizar ações e projetos que culminem na valorização da pessoa idosa. Um exemplo é ocurso de cuidador de idosos, desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/PR).
A pasta também trabalhou para que o município fosse signatário do plano piloto para instalação da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi). Toledo foi uma das seis cidades paranaenses selecionadas pela Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
Pessoas com deficiência
Nas políticas públicas para as pessoas com deficiência (PCD), o destaque ficou por conta da implementação da Central de Libras, a primeira do Paraná. “Este projeto constava em nosso plano de governo e foi executado com o objetivo de promover autonomia e dignidade às pessoas surdas ou com alguma deficiência auditiva. Dessa forma, quando precisarem de algum serviço público municipal, não precisarão mais pedir para que alguém as acompanhe, pois serão atendidas por servidores qualificados e por uma plataforma feita para eles”, comenta o prefeito. “Além deste suporte remoto, a Central de Libras também viabiliza intérpretes presenciais, que estão presentes em transmissões oficiais e grandes eventos, proporcionando a este público as mesmas informações que os ouvintes têm à disposição”, acrescenta Jennifer.
Imigrantes
Com pessoas de outras nacionalidades cada vez mais presentes na rotina de Toledo, sobretudo no mercado de trabalho, o poder público municipal tem desenvolvido ações que facilitam a adaptação dos imigrantes, refugiados e apátridas por aqui. “Hoje em dia, além da diferença que existe entre os idiomas nativos destes imigrantes e o português, há ainda a barreira cultural. Estamos fazendo um levantamento que apontou, até aqui, cerca de 3 mil pessoas que estão neste grupo, que contemplam por volta de 30 etnias. Neste sentido, é necessário fazermos algo, como a oferta do curso de língua portuguesa, a tradução para o creole [idioma nativo do Haiti] de materiais informativos e documentos utilizados para pleitear benefícios sociais e serviços públicos municipais, a realização do Desapego Solidário em parceria com a Embaixada Solidária, e, no primeiro trimestre de 2023, queremos colocar em funcionamento a Central do Imigrante.”, anuncia Jennifer. “Toledo sempre foi conhecida por sua hospitalidade e não pode agir diferente com estas pessoas. Por isso, é dever do nosso município oferecer ambientes favoráveis para a chegada e a permanência destas famílias”, destaca Beto.
Ao fim da live, a titular da SMDH destacou o comprometimento da equipe, agradeceu pelo empenho e pela competência de cada um dos servidores e servidoras na execução destas ações. Por sua vez, desejando um Feliz Natal, o prefeito parabenizou toda a equipe da Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano pelas conquistas alcançadas.