Recarga De Nitrogênio

Publicado por matheus.jesus , Sex, 26/08/2022 08:37 | Modificado: Ter, 27/05/2025 17:02

        O Programa de Condomínios de Inseminação Artificial do Município de Toledo é composto de 116 produtores com produção diária estimada de 99034 litros / dia e mensal de 2.971.020 litros (segundo informado pelos produtores).

        O programa fornece aos produtores um conjunto de materiais. Esse conjunto são doses de sêmen de bovinos de leite da raça Holandesa e Jersey, bem como o nitrogênio para conservação dessas doses. 

        O programa existe desde 2008 e hoje funciona com várias modificações. O ganho é em melhoria genética do plantel de animais para que obtenham um alto potencial na produção leiteira. Além disso, é uma forma de desonerar os pequenos produtores e auxiliar para que invistam em outras áreas da produção. Os critérios para distribuição de sêmen é de acordo com a LEI “R” Nº 53, de 21 de maio de 2009 e suas atualizações. Os produtores devem preencher um relatório para prestação de contas das inseminações realizadas, até prestar contas de todas as doses recebidas, que pode ser mensal, ou a cada 60 dias.

        A recarga de nitrogênio acontece uma vez ao mês, geralmente na primeira segunda-feira do mês, e segue calendário próprio. 

       São 73 botijões, sendo alguns pertencentes ao patrimônio do município em permissão de uso e a maioria dos próprios produtores que conservam as doses recebidas do município em seus botijões. 

       São recarregados em média 50 botijões por mês, com volume mensal  de aproximadamente 570 litros mensais.  As recargas acontecem sempre uma vez ao mês no Centro de Eventos Ismael Sperafico, das 13h45 às 15h00. Em 2025, as recargas acontecerão mediante seguinte cronograma: 

Cronograma em processo de alinhamento.

Ressalta-se ainda que este cronograma pode ser alterado conforme necessidades do fornecedor e do município. Porém, todas as partes serão informadas.

Responsável pela página
Karine Zachow