Junta Militar

 

ALISTAMENTO MILITAR EM TOLEDO - PR
146 JSM

 

OBS: Utilize o navegador Firefox Mozila - baixe do Play Store, pois ele é mais compatível com o site do Serviço Militar. 


Se você mora na cidade de Toledo e seus distritos, e completa 18 anos neste ano, deverá se apresentar para o Alistamento Militar Obrigatório do Exército, Marinha ou Aeronáutica. Para muitos jovens de Toledo e distritos, o serviço militar é apenas uma obrigação, e alguns não têm interesse em servir o exército; porém, para muitos outros, é uma oportunidade de trilhar uma carreira militar e é um objetivo de vida.

Para ambos os casos, o Alistamento Militar é uma obrigação civil. Portanto, fique atento às datas e descubra, através desse artigo que separamos para você, todas as etapas para realizar seu Alistamento Militar em Toledo sem complicações.


COMO FAZER MEU ALISTAMENTO MILITAR EM TOLEDO?

Fazer seu alistamento é muito simples, porém você deve ficar atento aos prazos e procedimentos necessários. Mostraremos aqui nesse artigo como o alistamento funciona e as diferentes maneiras de você cumprir com essa obrigação.

1 - O alistamento é on-line para aquele que completa 18 anos no ano vigente. Mesmo que você faça 18 anos em 31 de dezembro, é sempre no ano que atinge esta idade.  Ele é realizado no período de 01 de janeiro a 30 de junho deste ano. Para se alistar, acesse o site alistamento.eb.mil.br. Para navegar neste site, você tem de ser cadastrado no gov.br.  

2 – Se você completou 18 anos em anos anteriores ao atual, dirigir-se à Junta Militar de Toledo entre 01 de janeiro e 30 de junho, portando os seguintes documentos:

Certidão de nascimento ou casamento ou 
Carteira de identidade ou 
Certificado de naturalização ou termo de opção ou
Certificado de alistamento militar, caso já tenha se alistado fora do país e/ou dentro do Brasil  (este caso se aplica quando o cidadão transfere ou muda de cidade) e
Comprovante de residência

A seleção é feita entre os meses julho e outubro. Você pode acompanhar as datas no site do Sermil. Nesta primeira etapa, alguns jovens já são automaticamente liberados e outros são selecionados para uma segunda fase. Os cidadãos que forem para a próxima fase, serão submetidos a uma série de avaliações psicológicas e físicas para verificar se estão aptos. Se for selecionado para a primeira fase não significa que irá servir. O processo é composto de várias etapas.


DISPENSA MILITAR

A sua dispensa da corporação pode acontecer por algumas formas:

Excesso de Contingência: Como o Alistamento Militar é obrigatório em todo o país, a corporação acaba recebendo muito mais inscrições do que consegue acolher. Portanto, algumas pessoas já são liberadas automaticamente.

Arrimo: Caso você seja o único responsável pelo sustento de sua família é possível pedir a liberação, porém você deve apresentar documentos que comprovem essa situação (Comprovante de Renda, Certidão de Casamento, Certidão de Nascimento dos filhos, etc).

Problemas de Saúde: No caso de alguns problemas crônicos de saúde ou deficiência física/mental o cidadão também pode ser dispensado.

Estudantes: Não há uma garantia, mas se você comprovar que passou em alguma faculdade e pretende seguir uma carreira profissional diferente, a Comissão de Seleção pode analisar o seu caso e solicitar a dispensa.


O QUE ACONTECE CASO EU NÃO FAÇA MEU ALISTAMENTO MILITAR?

Quem perder o prazo de alistamento e não comparecer a Junta Militar, além de receber uma multa não poderá realizar uma série de  atividades como cidadão:

- Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;

- Ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;

-  Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual ou Municipal;

- Prestar exame ou se matricular em qualquer estabelecimento de ensino;

- Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;

 - Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;

- Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação e

- Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual ou Municipal.


ENDEREÇO: Rua Barão do Rio Branco, 2526 - Terminal Rodoviário Alcido Leonardi - 2º piso - Toledo, PR - CEP: 85900-005

TELEFONE: 45.3196-2375

E-MAIL: 146jsm.prmcsc@gmail.com

HORÁRIO DE ATENDIMENTO DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA:  8:00 ÀS 11;30 E 13:30 ÀS 17:00 HORAS

 

  • JUNTA MILITAR DE TOLEDO
Responsável pela página
Maristela Lombardi / Luciane Vianna