Um incêndio de grandes proporções no Parque Industrial da BRF, no domingo (09), colocou em funcionamento o Plano de Contingência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Toledo. O sinistro começou por volta das 21h e o combate ao fogo continuou até a madrugada da segunda-feira (10). O ocorrido fez com que fossem mobilizados o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST) e a Defesa Civil, que durante toda a ocorrência prestou informações e mobilizou os moradores das regiões próximas para uma possível evacuação.
Segundo nota divulgada pela BRF, o incêndio que atingiu a unidade de abate de aves e não causou nenhuma vítima. O fogo começou na área de caixaria e espalhou-se para a área de paletização, sendo controlado pelo Corpo de Bombeiros no início da madrugada. Equipes de engenharia e técnicos da companhia já iniciaram levantamentos para avaliar os prejuízos materiais. A Brigada de Incêndio da unidade, segundo o comunicado, atuou imediatamente para conter as chamas, acionando também brigadas de incêndio de empresas locais e o Corpo de Bombeiros, que enviou viaturas dos destacamentos de Toledo e da região.
O secretário de Segurança e Trânsito e coordenador da Defesa Civil, Paulo dos Santos, destacou que o Plano de Contingência, elaborado e aprovado pelos órgãos e instituições integrantes do Sistema Municipal de Defesa Civil de Toledo, apontou todos os direcionamentos a serem tomados. O prefeito Beto Lunitti, que acompanhou os trabalhos durante toda a noite, lembrou a importância de cada membro assumir seu compromisso dentro do Plano de Contingência. “Durante o momento tivemos o planejamento e os apontamentos do que era preciso ser feito. É um momento difícil para a empresa, sabemos que existe a preocupação dos colaboradores em relação aos seus empregos, mas o que podemos afirmar é que não tivemos vítimas e isso é o mais importante”.
A maior preocupação, segundo Paulo dos Santos, era em relação à população dos bairros Cézar Park e Bressan, onde havia um acúmulo de fumaça. Durante todo o episódio, viaturas da Guarda Municipal transitaram pela região para garantir a segurança dos moradores. Alguns cidadãos residentes no Jardim Bressan foram orientados a se deslocar para o Ginásio de Esportes Euzébio Garcia. “Conforme prevê nosso Plano de Contingência, as ações envolvem a segurança dos munícipes. Colocamos em prática tudo que é previsto para estas ocasiões e chegamos a realizar o deslocamento de moradores para áreas seguras onde exista uma estrutura para receber a população”, comentou.
Para a ação foram disponibilizados os trabalhos de aproximadamente 35 agentes da Defesa Civil, entre eles os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Edemar Rockenbach, e de Assistência Social e Proteção à Familia, Ineiva Louzada, que organizaram a infraestrutura para acolher as famílias do Jardim Bressan que foram orientadas a se dirigir ao Ginásio Euzébio Garcia, porém não foi necessária a permanência delas no local. “Chegamos a receber alguns cidadãos que vieram com seus carros próprios e que permaneceram até que a Coordenação da Defesa Civil autorizasse que eles fossem orientados a retornar às suas casas”, frisou Edemar.
Beto ainda lembrou que também foi determinado à Secretaria de Saúde que permanecessem de sobre aviso para que em casos de inalação fossem tomadas as medidas necessárias. “Tivemos muitas ações de prevenção e alerta que evitaram maiores problemas, principalmente os casos de intoxicação”. Beto ainda informou que na segunda-feira (10) visitou as escolas municipais e os centros municipais de educação infantil dos bairros Cézar Park e Bressan. “Fui in loco verificar se haviam problemas em relação a odores ou qualquer coisa que pudesse interferir no andamento normal das aulas, mas isso não ocorreu”. No Mini Hospital também houve poucos atendimentos com sintomas que apontassem qualquer ligação com o ocorrido. “Em duas ocasiões estive no local. Ontem (domingo) e hoje (segunda) e fui informado que está tudo dentro da normalidade”, concluiu Beto.