Adolescentes do Projovem do Panorama participaram nesta sexta-feira (04), do primeiro encontro do curso ‘Aprender a Empreender’. A ação aconteceu nas dependências do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) IV. O programa é desenvolvido através de uma parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae) e a Prefeitura de Toledo. O convite para os jovens foi feito através da Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família. Os alunos ganharam material para trabalhar, sendo que aprenderão, no decorrer de seis encontros, a empreender e administrar empresas.
Os participantes contarão com diversas atividades práticas para aprender sobre empreendedorismo. Eles assistirão vídeos, onde em cima deles discutirão assuntos de liderança e empreendedorismo em cima do tópico que o vídeo foi apresentado. “As atividades realizadas são dinâmicas, para interação do grupo, desenvolvimento do pensamento crítico, do pensamento do empreendedorismo, não somente o empresarial, mas em qualquer atividade em que eles forem realizar. E ainda são feitas discussão de textos e do que é apresentado nos vídeos”, contou Karoline Hoffmann, orientadora de aprendizagem da Sala do Empreendedor.
Os assuntos que os alunos irão discutir nos seis encontros são Eu, o empreendedor, perspectiva geral do mercado: tendências, público consumidor: foco no cliente, estudo de mercado: fornecedores e concorrentes, a empresa e o mercado: marketing, resultados da empresa: projeção, o caixa da empresa: fluxo de caixa, capital da empresa: capital de giro, viabilidade da empresa: indicadores de desempenho e o plano da empresa: plano de negócio.
Josmar dos Santos, de 16 anos conta que foi até o CRAS IV para participar das aulas e aprender novas atividades, que ele usará para outras atividades. “Eu vim até aqui para aprender mais e ter um conhecimento melhor sobre empreendedorismo”, disse. Com foco no público jovem, o curso da à oportunidade para que os adolescentes saibam como administrar uma empresa, aprendam a ter pensamento inovador, e também ajudem os pais caso estes tenham algum negócio.
Ao final do curso os participantes receberão certificado, com carga horária de 24 horas/aula. Todos que participaram foram convidados pela Secretaria de Assistência Social. Os jovens, para participar, deveriam ter idade acima de 16 anos e estar devidamente matriculados no ensino médio.
