26 de Agosto de 2015 at 15:36h

230 professores irão participar do PNAIC 2015

Na segunda-feira (24), no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) iniciou as atividades em Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNIAC) 2015. A ação contou com a presença de 230 professores e demais profissionais da educação envolvidos com a ação. O projeto federal tem o objetivo de oferecer condições de qualificação para que professores possam garantir que as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade. Neste ano o programa terá como tema ‘Formação Continuada – O currículo como Projeto Político Pedagógico’.

 

O lançamento do PNAIC começou com uma apresentação cultural e uma cerimônia com a presença do prefeito Beto Lunitti, o presidente da Câmara Ademar Dorfschmidt e a secretária de Educação Tania Elisete de Grandi. Beto expôs a importância da formação dos profissionais que se dedicam a educação e a necessidade de se especializar. “Para oferecer um bom serviço às nossas crianças é preciso por vezes voltar aos bancos escolares. Parabéns por vocês buscarem esta formação que garante a excelência do ensino para nossos alunos”, disse.

 

Outro a destacar este momento foi Ademar Dorfschmidt. O vereador, que na cerimônia estava acompanhado da também vereadora Sueli Guerra, frisou o fomento do município em relação à educação. “A Prefeitura investe em infraestrutura para a educação, com obras em escolas e centros municipais de educação infantil e demais espaços, mas também aplica recursos na formação, na preparação de professores”.

 

Toledo aderiu ao programa em 2012 e este é o terceiro ano de mobilização. “O PNAIC é uma adesão dos gestores das esferas federal, estadual e municipal buscando fortalecer a formação e buscar várias possibilidades metodológicas de alfabetização”, destacou a coordenadora local do PNAIC e coordenadora de Alfabetização e Letramento da SMED, Silvana Martines. Ela acrescentou ainda que esta política educacional é eficaz e necessária para as crianças. “Depois do PNAIC as diferenças metodológicas foram grandes e obtiveram melhores resultados. O programa ocupa um espaço de debate entre os professores, que não se sente mais isolado na sala de aula, já que praticam atividades teóricas e práticas através de ações comprometedoras também por parte do coordenador e do diretor da escola”.

 

A secretária Tania de Grandi afirmou que a alfabetização na idade certa exige do professor possua técnicas que serão desenvolvidas nesta formação. Segundo ela, tudo faz parte do investimento no cuidado com a criança. “Quando o estudante não avança todos são conduzidos a buscar uma resposta de porque este aluno não evolui. A reprovação ainda existe, mas ela nos leva a pesquisar todo o processo de transmissão do conhecimento e entendermos se existe alguma falha. Identificar estes fatores é uma função dos profissionais de educação”, comentou.

 

Os cursos de formação continuada para os professores irão acontecer todas as terças-feiras, das 19h às 22h30, na Escola Municipal Borges de Medeiros, e nos sábados pela manhã. Ao todo, oito turmas, sendo sete às terças-feiras e uma turma aos sábados, participarão das atividades que totalizam 80 horas e seguem até dezembro. “Todos os participantes inscritos serão certificados pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e alguns coordenadores e psicopedadogos que acompanharão as atividades e receberão os certificados pela Secretaria Municipal de Educação (SMED)”.