05 de Outubro de 2015 at 17:20h

Prefeito vai à Brasília falar sobre o desenvolvimento do Cidades Digitais no município

O programa Cidades Digitais é destaque tanto na região quanto em território nacional. Por este motivo, o Tribunal de Contas da União (TCU) convidou o prefeito Beto Lunitti e o diretor de Informática, Robson Vozniaki, para falarem sobre o desenvolvimento do programa, seu uso e aplicabilidade. O encontro ocorrerá em Brasília, nesta quinta-feira (08), e irá mostrar aos prefeitos de várias regiões do Brasil como o programa complementa a economia, a saúde e a educação do município. O Programa Cidades Digitais é realizado pelo Governo Federal e tem o objetivo de modernizar a gestão e ampliar o acesso aos serviços públicos.

Também será feita uma palestra sobre as novidades tecnológicas de Toledo, como a fibra óptica, os laboratórios destinados à comunidade, raio-X digital, os tabletes para os agentes comunitários de saúde (ACS) e os pontos de acesso gratuito por meio de wi-fi. “Toledo é o maior município participante do Cidades Digitais, contando com 14 quilômetros de fibra óptica para interligação de 18 prédios públicos, sendo uma referência para os outros municípios”, relatou o diretor de Informática, Robson Vozniaki.

O programa ainda busca prover mais segurança, comodidade e efetividade aos cidadãos. Foram investidos cerca de R$ 500 mil para as instalações dos links de acesso, transporte de dados e acesso a internet entre as instituições públicas municipais. “Antes essa interligação era realizada por serviços terceirizados. Agora temos nossos próprios links, nossa própria fibra óptica, que é mais veloz e tem custo zero”.

Na Saúde, o ‘Cidades Digitais’ interliga todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), assim, melhorando a velocidade do sistema que gerencia os atendimentos. O programa também trouxe diversas vantagens para a saúde. Uma delas é o Raio-X digital, que consiste em utilizar os equipamentos tradicionais atrás de uma placa de captação. “Assim não é mais preciso revelar e esperar o resultado. Em sete segundos a pessoa já tem o resultado de seu raio-X”, explanou o diretor de informática.

No âmbito educacional, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) está ligada pelo Programa. Muitas das escolas municipais estão interligadas com a Prefeitura, além da biblioteca pública e suas extensões. “Oferecemos livre acesso de internet banda larga de qualidade nas bibliotecas para os usuários com seus próprios computadores. Houve um aumento significativo no número de visitantes que buscam o meio digital como ferramenta de pesquisa”.

O prefeito Beto Lunitti destacou a conexão do ‘Cidades Digitais’ com outros dois programas federais, o Vídeo Monitoramento e a Estação Juventude. “No total, o município conta com 32 câmeras que possibilitam a expansão do sistema de vídeo monitoramento e permite que a Guarda Municipal (GM) esteja em 10 ou 15 lugares ao mesmo tempo”, comentou Beto. “Se um programa se estende a outros dois, significa que há uma eficácia do serviço público. Isso é fundamental, pois mostra que tem gente competente que faz acontecer e tem suas ações destacadas em nível nacional”, concluiu o prefeito.