Apresentar as boas práticas de gestão implantadas em Toledo em relação ao Programa Cidades Digitais. Este foi o motivo do prefeito Beto Lunitti e o diretor de Informática da Prefeitura de Toledo Robson Vozniaki se deslocarem até Brasília na última quinta-feira (08). Eles participaram do ‘Diálogo Público’, evento promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Na ocasião, foi demonstrado aos prefeitos de várias regiões do Brasil e representantes de órgãos federais como o ‘Cidades Digitais’ complementa a economia, a saúde e a educação do município.
“Apresentamos durante uma palestra as boas práticas de governança que desenvolvemos aqui para ministros, profissionais da área da educação e servidores públicos de esferas federais, estaduais e municipais, além de prefeitos que estavam lá presentes”, disse o prefeito Beto Lunitti. O momento serviu para demonstrar, em nível nacional, diversas políticas implementadas pelo Governo Municipal. “Principalmente as que utilizam recursos estaduais e federais. Neste caso em especial os recursos da união por meio do ‘Cidades Digitais’”, explicou.
A rede fibra óptica, os laboratórios destinados à comunidade, raio-X digital, os tabletes para os agentes comunitários de saúde (ACS) e os pontos de acesso gratuito por meio de wi-fi foram destacados durante a apresentação. O prefeito Beto Lunitti citou a conexão do ‘Cidades Digitais’ com outros dois programas federais, o Vídeo Monitoramento e a Estação Juventude. “No total, o município conta com 32 câmeras que possibilitam a expansão do sistema de vídeo monitoramento e permite que a Guarda Municipal (GM) esteja em 10 ou 15 lugares ao mesmo tempo”.
Beto também respondeu questões levantadas pelos presentes. “As pessoas querem ações diferentes e foi isso que apresentamos. O Brasil passa por mudanças e o usuário dos serviços públicos quer diferenciais”, disse Beto acrescentando que diversos ensinamentos da iniciativa privada estão aplicadas no contexto do desenvolvimento das ações de Governo. “As políticas públicas precisam ser fundamentadas. Não estamos promovendo ações estruturantes e elas serão benéficas a toda a população”, concluiu.
