Planejar as ações e receber orientações sobre os trabalhos para 2016. Com este objetivo os técnicos desportivos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) se reuniram, nesta quinta-feira (04). O encontro, realizado no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura, serviu ainda para a apresentação do calendário de competições que o município acolherá neste ano. Avanços em relação às estruturas, quadro funcional, projetos e programas também estiveram na pauta do encontro.
A secretária da SMEL, Marli Gonçalves Costa, apresentou as propostas que integravam o Plano de Governo já em funcionamento. “No fim de 2015, tudo que constava em no planejamento desta administração já havia sido colocado em andamento”, frisou. O principal apontamento da secretária foi a opção pela contratação de educadores físicos para comandar as modalidades oferecidas pelo município, além da melhoria para os que já atuavam na SMEL, como o pagamento de diárias para técnicos, auxiliares e demais servidores envolvidos em competições oficiais fora do município.
Em relação à organização da SMEL, foi implantado um novo organograma com a divisão em cinco setores – Administrativo e Financeiro, Base e Estrutura, Rendimento e Esportes Comunitários, Idoso em Movimento, Recreação e Lazer e Coordenaria da Pessoa com Deficiência – com o intuito de ampliar o atendimento as ações de esportes e lazer. “Com isso tivemos uma divisão melhor dos trabalhos. Temos uma pessoa para auxiliar administrativamente, o número de estagiários aumentou de dois para doze e, além disso, temos as horas realizadas pelos beneficiados pelo Programa Atleta na Universidade. Com isso os professores podem se dedicar às suas modalidades”, explicou.
A descentralização dos trabalhos da SMEL também foi apresentada aos professores. “Hoje temos as ações com os idosos em todos os bairros e distritos de Toledo, além de programas como o Coração no Ritmo Certo, atendimento nas Academias da Terceira Idade (ATI) e aulas de ritmos coreografados”, explicou. Atualmente a SMEL está em 113 pontos distribuídos no município, incluindo escolas, parques, centros comunitários e praças esportivas. Segundo Marli Costa, tudo isso representou um salto no número de atendimentos da SMEL, indo de 16 mil em 2012 para aproximadamente 45 mil em 2015.
Outro destaque da secretária foi a autonomia dada à gestão da SMEL na condução dos trabalhos. “Hoje quem define onde e quais estruturas serão construídas é a SMEL, a partir de um planejamento próprio. O material esportivo é para professor e programas e estes utilizam com o trabalho nas comunidades. Com isso conseguimos mais durabilidade e um melhor aproveitamento dos recursos, conseguindo inclusive as faixas para a promoção em modalidades de luta de forma gratuita”.
Novidades para 2016
Para este ano a Prefeitura irá, até o mês de março, homologar a autorização para que triatletas utilizem o lago do Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann para treinamentos. Segundo os competidores, atualmente a preparação acontece em piscinas, ambiente que não se assemelha a situação real de campeonatos.
Outra ferramenta para os atletas e usuários dos serviços da SMEL será o Centro de Desenvolvimento Físico e Funcional do Atleta e do Idoso. O novo equipamento contará com academia de musculação e clínica de fisioterapia. Para os serviços fisioterápicos já está sendo disponibilizado o espaço e a compra dos equipamentos já tem processo licitatório em andamento, além da previsão de seleção de fisioterapeuta no concurso público em andamento.
Para a academia de musculação os equipamentos já estão na SMEL e nos próximos dias o espaço será adequado. A responsabilidade pelo Setor será do técnico desportivo Fabiano Fuscarini. “Vale frisar que estes serviços atenderão somente os atletas e pessoas ligadas aos serviços oferecidos pela SMEL”, comentou Marli Costa.
Paradesporto
Outra novidade será o investimento no Paradesporto. A SMEL vai realizar a contratação de um técnico desportivo para organizar este setor. Até o momento a Prefeitura atendia as solicitações para transporte de paratletas e através da implantação do Programa Mãos no Esporte atende crianças surdas nas modalidades de xadrez, judô e natação. Com o Programa Atleta na Universidade, incluímos o Judô para crianças de baixa visão.
Para 2016 a Associação Toledense dos Atletas em Cadeiras de Rodas (ATACAR), por meio do Projeto Esporte Adaptado às Pessoas com Deficiência do Município de Toledo, beneficiário do Esporte Cidadao com R$ 15.400,00 anuais, continuará o trabalho com a Bocha Adaptada, HCR7, HCR4 e Parabadminton. A SMEL irá atuar diretamente com o atletismo, paracanoagem, xadrez, natação, judô (baixa visão), judô (surdo), xadrez (surdo), natação (surdo) e goalball.
Ainda em relação aos Paradesporto, a Prefeitura de Toledo, de forma inédita no Brasil, implantou uma lei de apoio ao atleta com deficiência autorizando o poder público a licitar próteses específicas para a prática desportiva, a serem doadas aos competidores toledanos, conforme seu ranqueamento.
