Oitenta toneladas de resíduos volumosos foram recolhidos no sábado (18) em mais uma edição do Ecoponto Itinerante. Desta vez a ação aconteceu no Jardim Maracanã e os trabalhos se estenderam até por volta das 14h. As ações têm acontecido em diversos bairros e já retiraram de quintais, terrenos baldios e de depósitos irregulares mais de 1,3 mil toneladas de materiais que contribuem para a proliferação de insetos e outros animais, causando doenças, entre elas a Dengue, a Chikungunya e Zika Vírus.
Além de promover a limpeza dos bairros, o Ecoponto tem contribuído significativamente com as questões ambientais. Tudo o que é encaminhado passa por uma triagem. Os reciclados são direcionados para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Toledo. Já a Organização Não Governamental ECOmigo faz o reaproveitamento, transformando algumas peças em artesanato. Por fim, o que é descarte vai para o Aterro Sanitário onde é compactado e recebe o tratamento adequado.
“São várias frentes envolvidas, inclusive a saúde. Temos atuado e obtido bons resultados”, disse o secretário de Meio Ambiente, Edemar Rockembach. A afirmação é comprovada pelos dados da Secretaria de Saúde. Nos bairros onde já ocorreu o Ecoponto Itinerante, o número de pacientes contaminados com Dengue diminuiu. “Vemos o fruto de todo este trabalho, além de saber que o município está mais limpo”, continuou Edemar.
No próximo sábado (23), em virtude do feriado prolongado, a ação não será promovida. “Devemos também esperar o próximo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) para verificar os índices de infestação e programarmos as novas edições”, disse Edemar.
