Nesta segunda-feira (27) foi realizada a segunda etapa da capacitação da Cooperativa Escolar Mirim Duque de Caxias (COOPERDUQUE), no distrito de Concórdia do Oeste. As oficinas foram ministradas pelo representante do Instituto SICOOB, Airton Bagli, e os alunos refletiram sobre os valores do cooperativismo e o processo de escolha da produção gráfica.
A capacitação para a fundação da COOPERDUQUE vai integrar o quadro de cooperativas mirins do município. O intuito é desenvolver nas crianças o espírito de liderança, empreendedorismo e, principalmente, cooperativismo. A logomarca da cooperativa já está em processo de produção gráfica e os alunos também já definiram o produto a ser comercializado. Com material reciclável, serão confeccionadas agendas escolares e blocos de anotações. A oficina de produção da COOPERDUQUE terá como propósito a sustentabilidade.
“Por meio de dinâmicas e vídeos os alunos aprendem sobre a valorização da comunidade, vivenciando os princípios do cooperativismo nas oficinas e realizando ações beneficentes à comunidade”, declarou coordenadora pedagógica da Escola e professora orientadora da classe, Marlene Klassen. A intenção é fundar a COOPERDUQUE ainda este ano.