Na quarta-feira (07) os Guardas Municipais (GM) passaram pelo treinamento para a utilização de armas eletro incapacitantes. O curso visa preparar os guardas quanto aos benefícios que o dispositivo traz, assim como os cuidados e a responsabilidades necessárias para o uso do equipamento. As armas estão sendo utilizadas pela GM desde a segunda-feira (04).
A ação foi uma parceria da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST) e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo (SerToledo). O curso teve a carga horária de oito horas e foi instruído por dois guardas municipais licenciados de Foz do Iguaçu. As armas serão usadas somente em situações em que o agressor tentar agredir o guarda ou a vítima.
Todos os GMs passaram pela capacitação. “Nossos 128 guardas municipais fizeram o curso capacitatório, que foi realizado em duas partes. 70 guardas participaram do curso em dezembro de 2015 e os outros 58 fizeram o curso esta semana”, comentou o secretário de Segurança e Trânsito, Moisés Bayer.
“É uma ferramenta que a população não precisa ter medo. Os guardas estão preparados e cientes quanto ao uso das armas. A utilização indevida do equipamento gera a punição do indivíduo e até mesmo exoneração do cargo”, esclareceu o secretário.