07 de Julho de 2016 at 18:43h

Áreas de linguagens fazem parte de formação continuada para professores da SMED

Na manhã desta quarta-feira (06) os coordenadores das formações continuadas nas áreas de linguagens da Secretaria Municipal de Educação (SMED) participaram de uma reunião para avaliação das ações e encaminhamentos do próximo semestre. Entre as diversas áreas da formação continuada proporcionada aos professores da rede municipal de ensino estão as de Alfabetização e Letramento, Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Guarani.

Segundo a secretária da pasta, Tania Elisete de Grandi, o objetivo principal das formações em linguagem é a inclusão e integração das crianças que frequentam as escolas, dentro das variáveis linguísticas existentes em nosso município. “Desta forma proporcionamos a melhora da qualidade da educação em Toledo, por meio da qualificação e capacitação constante dos professores. Nossos estudantes são quem ganham com essas práticas, e essas ações direcionadas resultam num melhor preparo dos profissionais da educação”, concluiu.

Para a coordenadora de Alfabetização e Letramento, Silvana Martinês, O objetivo de trabalhar as diferentes linguagens para que a criança tenha condições de se apropriar do conhecimento falando daquilo que é a realidade dela. “O município entende as diferentes crianças que estamos recebendo em nossas salas de aula. Essa inclusão é garantida por lei e até então não haviam sido trabalhadas ações tão intensas na questão da linguagem”, afirmou.

A diretora do Departamento de Ensino, Neusa Melânia Koval, ressaltou que a formação dos profissionais também acontece no interior das escolas, em momentos específicos de estudos, no interior das escolas. “As formações continuadas da escola visam às questões da aquisição de conhecimento. O trabalho que a SMED faz é intenso, em diferentes frentes, com o objetivo de qualificar e instrumentalizar o trabalho do professor e todas essas ações vão voltar ao contexto escolar no processo de aprendizado do aluno que esta enriquecido, visando a qualidade do ensino”, destacou.

O curso de Alfabetização e Letramento conta com duas turmas atualmente. Uma turma de 25 professores de 1º ano iniciou a formação por meio de adesão em março e segue até novembro. A outra turma, que conta com uma parceria do observatório de educação da Unioeste de Cascavel, é de 80 professores de 3º ano, que iniciou a formação em fevereiro seguindo até novembro.

Conforme a coordenadora de Língua Portuguesa da SMED, Madalena Benazzi Meotti, a formação de Alfabetização e Letramento é pensada na linguagem enquanto comunicação discursiva. “Todas essas questões que envolvem o trabalho com a linguagem nas escolas e nas formações estão na perspectiva da inclusão e diversidade na escola pública. O objetivo da linguagem em si é instrumentalizar o professor, para que ofereça à criança o ensinamento e que o aluno se aproprie, melhore seu processo de aprendizagem com relação à língua e que ele possa atuar na sociedade, por meio das práticas de leitura e escrita”, comentou.

O município também tem investido no processo de ensino e aprendizado com os coordenadores e diretores das Escolas. “O trabalho efetivo com a Língua Portuguesa também resultou em publicações de materiais pedagógicos produzidos pelos próprios coordenadores, e que já estão disponíveis, inclusive nas escolas, para ser utilizado pelos professores no trabalho com as crianças”, explicou Madalena. O material das 32 propostas de trabalho também pode ser encontrado no site da Prefeitura de Toledo – www.toledo.pr.gov.br – no setorial Educação.

Formação inicial em Libras

Entre as formações em linguagens, se destaca também a formação inicial em Lingua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a 2ª língua oficial brasileira, atendendo inclusive a Legislação Brasileira. Conforme a Coordenadora da Educação Especial - área da surdez da SMED, Fabrícia Nogueira, o município já conta com um profissional certificado, capacitado para dar a formação continuada. “Essa formação instrumentalizará e possibilitará que os professores possam realmente alfabetizar as crianças surdas em Libras, para que o conteúdo pedagógico possa ser transmitido e absorvido”, explicou. A turma de 35 professores inscritos inicia a formação em agosto

Formação em Guarani

A formação em Guarani para os professores da rede municipal de ensino de Toledo conta com aulas teóricas e práticas sobre as noções básicas da língua indígena. Segundo a coordenadora da Diversidade da Secretaria de Educação de Toledo Caroline Recalcatti Silveira, é importante marcar e registrar a presença indígena na região e também nas escolas do município, possibilitando a compreensão, e comunicação com os povos tradicionais em seu dialeto.

“O trabalho conta com a leitura dos significados de nomes, por exemplo, de cidades, rios, alguns espaços que levam o nome Guarani”, disse. No total, 80 professores participam da formação que conta como docente, o professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Mario Villalva Ramon Filho.