O primeiro semestre do Programa Jovens na Universidade terminou no último sábado (09) e com avaliação positiva, tanto dos alunos quanto da Secretaria da Juventude de Toledo. Os estudantes agora entraram em período de recesso escolar e voltam às aulas somente dia 30 de julho, quando inicia o segundo semestre, seguindo até novembro.
As aulas preparatórias para o vestibular são realizadas aos sábados, no Centro da Juventude Márcio Antônio Bombardelli (CJU/Europa), das 8h às 17h10. De acordo com o secretário da Juventude, Maicon Jandrey, o curso teve uma avaliação satisfatória junto aos frequentadores. “Recebemos respostas positivas dos alunos. Gostaram dos conteúdos, professores e até fizeram indicações para que outros jovens participem do Programa quando houver vagas disponíveis”, relatou.
Maicon ainda disse que todas as 200 vagas estão preenchidas. “Alguns jovens, por motivos particulares, tiveram que desistir do curso. Mas os lugares são imediatamente ocupados por novos estudantes”, comentou o secretário. As aulas são voltadas para jovens de 15 a 29 anos e preparam tanto para vestibulares quanto para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), uma das formas de ingresso em algumas faculdades e universidades públicas.
O ‘Jovens na Universidade’ é uma ação da Secretaria da Juventude e tem o intuito de oferecer oportunidade aos jovens participantes a disputarem uma vaga para a universidade em igualdade com o vestibulando que passou em cursinho preparatório privado. Os recursos investidos fazem parte do Programa Estação Juventude, projeto conveniado com a Secretaria Nacional da Juventude.